Apesar de já ter anunciado oficialmente seu sucessor, a Microsoft ainda não se esqueceu do Internet Explorer. A companhia acaba de divulgar uma nova funcionalidade do navegador que vai prevenir que os usuários sejam enganados por propagandas e mensagens que escondem códigos maliciosos e costumam aparecer em alguns sites.
Geralmente no formato pop-up, esses anúncios se passam como uma parte da página e podem direcionar os usuários para downloads indesejados. Na postagem em seu site, a Microsoft explica quais são os critérios para qualificar uma propaganda como “enganosa”. Quando ela é identificada, uma página de alerta com fundo em vermelho é exibida, informando o internauta sobre o perigo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Propagandas e mensagens que podem esconder código malicioso.
O Internet Explorer – assim como outros navegadores – tem sofrido bastante com a proliferação de propagandas que oferecem atualizações do Flash, Java, limpadores para o PC e outros produtos indesejados. O uso de um AdBlock pode solucionar a questão, mas sua instalação pode não ser algo tão simples de se fazer caso o usuário seja leigo.
Essa funcionalidade estará disponível a partir do mês de junho. Mesmo com o anúncio do Microsoft Edge, a Gigante de Redmond mostra que ainda se preocupa com a segurança dos consumidores que utilizam o seu atual navegador. Será que a sua nova proposta vai conquistar os usuários?
Mensagem de alerta que será emitida pela Microsoft.
Fontes