IBM Watson já é capaz de reconhecer emoções em textos

1 min de leitura
Imagem de: IBM Watson já é capaz de reconhecer emoções em textos

No começo desta semana, a IBM anunciou que seu sistema de inteligência artificial Watson está ganhando uma nova funcionalidade. Uma atualização no Tone Analyzer permite que o Watson reconheça tristeza, alegria e outras emoções ao analisar os textos escritos por pessoas que estejam interagindo com ele. E há grandes possibilidades vindo por aí.

A partir de agora, o Watson também pode reconhecer as tendências sociais de cada pessoa — definindo se ela é extrovertida, quieta ou tímida, por exemplo. Mais do que isso, o sistema ainda pode analisar frases completas e seus contextos para ter muito mais definição nos relatórios — não havendo uma análise individual das palavras publicadas.

Outra novidade bem legal está no modo como o Watson responde aos usuários. Ao reconhecer irritação, ele pode interagir com as pessoas com uma voz mais calma, por exemplo. A inteligência artificial deu bons passos nos últimos anos, mas ainda tem bastante dificuldade em entender as emoções humanas.

Por causa disso, o mundo todo ficou bastante alvoroçado quando a IBM anunciou que o Watson já consegue reconhecer alguns sentimentos das pessoas que estão interagindo com ele.  Quais serão os próximos passos da IBM nestes avanços relacionados à inteligência artificial?

O que você espera da Inteligência Artificial? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.