A Intel divulgou nesta semana um documento no qual aponta as tendências e suas previsões de mercado para 2011. Segundo a empresa, no próximo ano as tecnologias devem ser ainda mais poderosas, inteligentes e eficientes.
Além disso, os processadores devem encontrar mais espaço de desenvolvimento além dos PCs. A empresa espera para 2011 um ano com crescimento contínuo nas vendas, tanto nos computadores domésticos quanto no mercado de notebooks.
Segundo dados de uma pesquisa encomendada pela Intel, 38% dos brasileiros pretendem comprar um computador novo em 2011. As regiões Norte e Sul são as que apresentam os maiores índices de consumidores em potencial. No Rio Grande do sul, por exemplo, 50% dos entrevistados pretende comprar um notebook ou netbook nos próximos 12 meses.
Outro dado interessante mostrado na pesquisa é o potencial de aumento no número de computadores em uma mesma residência. A individualização do computador já atinge em algumas regiões a marca de 35%, como é o caso do Distrito Federal.
Confira quais são as principais previsões apontadas pela Intel para o mercado de tecnologia em 2011:
Aumento na venda de notebooks
Assim como em 2010, a tendência de crescimento nas vendas de notebooks e netbooks deve persistir. A expectativa agora é que aparelhos com processadores da segunda geração Intel Core tornem-se os preferidos dos consumidores. Graças às melhorias nas capacidades corporativas, como a tecnologia antifurto desenvolvida pela empresa, a atualização de notebooks, netbooks e PCs deve aumentar consideravelmente.
TVs inteligentes
Se nos Estados Unidos as TVs inteligentes já começam a apresentar os primeiros sinais de estabilização no mercado, no Brasil a tendência é que produtos como esse comecem a ganhar espaço nos lares da população com maior poder aquisitivo.
A maior penetração de mercado, no entanto, não implica pleno sucesso para o novo formato. O ano de 2011 será o intervalo de tempo perfeito para que as empresas do setor possam mensurar a aceitação desse novo formato junto aos consumidores.
A febre dos tablets
Se as apostas de 2010 se confirmarem, os tablets devem virar uma verdadeira febre no mercado brasileiro em 2011. Além dos principais Galaxy Tab e iPad, outras marcas também devem entrar no mercado, acirrando a disputa. O formato híbrido, que alia tablet e netbook, como é o caso do Macbook Air, pode se tornar uma alternativa por unir o que há de melhor nos dois conceitos.
Menos energia e mais tecnologia
Melhor desempenho, mais conectividade com um consumo menor de energia e duração maior de bateria. O ideal de aperfeiçoamento da tecnologia já existente seguirá sendo um dos princípios básicos da indústria de tecnologia em 2011.
Mais segurança
Com a migração de muitos aplicativos para a nuvem, cresce a necessidade de ampliar as soluções em segurança. Afinal, ninguém quer ter suas informações pessoais perdidas ou roubadas da noite para o dia.
Sendo assim a indústria deve investir em melhorias de processos de comunicação via internet. A aquisição da McAfee pela Intel e os inúmeros projetos envolvendo os chips de silício da empresa serão importantes no desenvolvimento desse processo.
Compreensão do usuário e aumento da percepção na interatividade
As tecnologias de percepção e compreensão de contexto devem estar ainda mais em voga no próximo ano. Dispositivos como esses ganham a atenção do consumidor em especial pela facilidade de utilização de funções antes complexas para os chamados soft users.
Câmeras que reconhecem objetos e informações baseadas em GPS e sensores de informação são algumas das tecnologias que devem entrar em franca expansão. A ideia é tornar as decisões dos usuários cada vez mais simples e diretas e, para que isso seja possível, é essencial ampliar a maneira de compreender as preferências do consumidor.
Incerteza econômica: bom para marcas estabelecidas
Com a mudança de governo é natural que surjam incertezas quanto aos rumos que a economia tomará. Dessa forma, caso exista algum tipo de retração no crédito, o consumidor deve comprar menos e, quando o fizer, dará preferência para as marcas já estabelecidas. Elas carregam consigo o status de qualidade comprovada e investimento confiável, o que pode ser um diferencial na hora de optar entre um produto ou outro.
Personalização do consumo de TI
Uma enorme quantidade de dispositivos de consumo e empresariais deve surgir no mercado em 2011. Com sistemas como o iOS e o Android consolidados em milhões de dispositivos portáteis, a aposta não é trazer um novo hardware, mas sim softwares mais práticos e que se adaptem com mais facilidade ao cotidiano de quem porta os aparelhos.
Soluções para aumento de produtividade pessoal e empresarial, bem como aplicações para facilitar a vida em ambientes corporativos, tecnologias antifurto, gestão remota de conteúdo e segurança na transmissão de dados estarão em alta.
Publicidade interativa
Você se lembra daqueles anúncios interativos que você via apenas no cinema, em produções como “Minority Report – A Nova Lei”? Tecnologias como essas já são realidade e a tendência é que em 2011 elas se tornem cada vez mais presentes, em especial nos grandes centros. Os reconhecimentos facial e gestual estarão cada vez mais presentes nas soluções publicitárias.
Consumo consciente e meio ambiente
Já não basta apenas esperar que as empresas tomem consciência e desenvolvam produtos ecologicamente corretos. Segundo as pesquisas da Intel em 2011 será a vez dos consumidores tomarem atitudes em prol da economia de energia. Assim, dispositivos que tenham foco na gestão do consumo doméstico de energia terão maior destaque.
Novas tecnologias automotivas
A necessidade por novas tecnologias para veículos deve atrair muitos investimentos em 2011. Novas características de entretenimento, controles via interface de voz e a dispensa no uso das mãos para tarefas secundárias devem ganhar força entre as novas funções.