Desmentindo cronogramas de lançamento vazados no ano passado, a Intel confirmou que a oitava geração de sua família Core de CPUs, com o codinome Coffee Lake, vai ser lançada já no segundo semestre deste ano. Falando durante seu Investor Day, a empresa confirmou que os novos chips continuarão baseados no processo de fabricação de 14 nm, assim como foi nas gerações Broadwell, Skylake e Kaby Lake.
A fabricante diz que os novos processadores trarão um aumento de performance de 15% com relação às CPUs Kaby Lake, ou seja, uma melhoria do mesmo nível que a Intel havia prometido entre a última linha e a anterior, a Skylake. Na prática, a velocidade de clock dos chips de desktop aumentou entre a sexta e a sétima geração, mas a quantidade de instruções por clock permaneceu inalterada.
Os processadores de 8ª geração da Intel serão 15% mais potentes que os atuais
Não se sabe como a empresa pretende melhorar mais a performance sem deixar os 14 nm para trás, mas a linha Bristol Ridge da AMD já mostrou que é possível ganhar eficiência com algumas soluções criativas de engenharia. A Intel está se mantendo calada a respeito da linha completa dos processadores Coffee Lake, mas se espera que ela inclua uma CPU de seis núcleos como parte das opções padrão de produtos com o nome i7. Atualmente, a fabricante oferece mais de quatro núcleos apenas nas suas famílias Xeon e Extreme Edition, bem mais caras.
Os novos chips serão 15% mais potentes que os anteriores
Encarando a concorrência
Os novos chips Coffee Lake devem bater de frente com as CPUs Ryzen da AMD, que têm lançamento previsto para março. Os modelos de ponta da concorrente terão oito núcleos e 16 threads, mas também existirão versões mais modestas com seis e quatro núcleos. Enquanto isso, a Intel ainda não revelou a data de lançamento para sua aguardada família Cannon Lake, que finalmente marcará a estreia do novo processo de 10 nm.
Fontes
Categorias