O que é Inteligência Artificial? O guia completo sobre IA

8 min de leitura
Imagem de: O que é Inteligência Artificial? O guia completo sobre IA

A diversificação do uso de inteligência artificial (IA) pode se tornar uma barreira para compreender, de fato, como funcionam todos os seus diferentes tipos. Nesse emaranhado de possibilidades, ficar atento pode representar reconhecer oportunidades valiosas que a IA oferece para aprimorar nosso dia a dia.

No universo da tecnologia, a IA se estabeleceu como uma ferramenta indispensável, capaz de impulsionar projetos e negócios no campo empresarial, por exemplo. Se você deseja ficar por dentro do que é inteligência artificial, suas aplicações e funcionamento, continue a leitura! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Definição: o que é inteligência artificial?

Inteligência Artificial (IA) é um conjunto de tecnologia que se propõe a elaborar dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a oportunidade de ser inteligente.

Existente há décadas, essa área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.

Como surgiu a IA?

Iniciada dos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência eram desenvolvidas apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica.

Entretanto, o mistério em torno de uma "máquina que pensa" é marcada por anos na história. Dizem que esse pensamento estava presente até mesmo na Grécia Antiga. Logo abaixo você confere datas importantes para a concepção do que conhecemos hoje por "Inteligência Artificial":

  • 1950: neste ano, o "Pai da Computação", Alan Turing, desenvolveu o Teste de Turing. Nele, foi analisado se as máquinas poderiam se passar por humanos;
  • 1956: foi neste ano que John McCarthy batizou a possibilidade de interação entre humanos e máquinas como "Inteligência Artificial";
  • 1958: Frank Rosenblatt fala sobre o "Perceptron" – algoritmo que funciona como uma rede neural artificial – em seu livro "O Perceptron";
  • 2022: temos o lançamento do famoso "ChatGPT", onde conhecemos a IA Generativa mais de perto;
  • 2023: neste ano a expansão da Inteligência Artificial tomou forma, sendo utilizada no dia a dia das pessoas.

Como a IA funciona?

A inteligência artificial generativa, por exemplo, pode ser usada na criação de imagens a partir de um comando para começar a funcionar. Muitas vezes, não é necessário nem ao menos uma figura como base, pois seu sistema já conseguirá identificar, por meio de palavras, o que o usuário quer dizer.

Nessa programação, você pode pedir a imagem de uma nave espacial no meio de uma avenida que logo será gerada. Seu tom realista pode ser refinado conforme mais comandos forem adicionados, dependendo da ferramenta escolhida.

Inteligência Artificial (IA)A IA é uma área da computação destinada a simular a capacidade humana.

Já a IA Conversacional é uma inteligência artificial que não apenas responde a perguntas, mas que compreende o contexto e evolui com base nas conversas. Esse tipo de IA utiliza algoritmos avançados de processamento de linguagem natural (PLN) para interpretar não apenas palavras, mas também o contexto e as intenções por trás delas.

Por isso, seu desempenho pode se encaixar na categoria "Máquinas com Memória Limitada" ou abordar elementos da "Teoria da Mente". Na classificação técnica, esse tipo de IA pode ser considerado uma forma especializada de Inteligência artificial Estreita (ANI), focada na interação e compreensão de linguagem.

IA conversacional é diferente dos populares chatbots, eficientes em diversas situações, mas restritos a respostas predefinidas em scripts e padrões. Já a atuação da inteligência artificial inclui evolução em tempo real com base nas conversas anteriores.

Na prática, o que isso significa? Que a IA Conversacional está revolucionando o atendimento ao cliente ao oferecer uma experiência fluida, altamente personalizada e próxima à comunicação humana.

O objetivo geral é elaborar máquinas que, mais do que simplesmente seguir rotinas pré-programadas, sejam capazes de aprender a desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente e consigam se adaptar a novos ambientes.

Quais são os tipos de inteligência artificial disponíveis?

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que se dedica a criar sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, demandam a inteligência humana.

Dentro desse vasto campo, a "capacidade de IA" refere-se à habilidade de um sistema realizar essas tarefas de maneira autônoma, aprendendo com experiências passadas e se adaptando a novos desafios.

O que é IAExistem 4 tipos principais de IA, são elas: reativas, memória limitada, teoria da mente, autoconsciente.

Sua classificação inclui diferentes níveis e é fundamental para explorar o verdadeiro potencial da inteligência artificial em diversas aplicações. Saiba mais a seguir!

1. Máquinas reativas

 As máquinas reativas são um nível básico de IA, programadas para realizar tarefas específicas sem aprendizado contínuo. Elas executam ações com base em comandos predefinidos e não se adaptam a novas situações. 

O IBM Deep Blue, um sistema de inteligência artificial projetado para jogar xadrez, é um exemplo de uma máquina reativa. Ele analisa as posições do tabuleiro e escolhe movimentos com base em algoritmos pré-programados e heurísticas sem aprender ou adaptar-se ao longo do tempo. 

2. Memória limitada

 Avançando um passo, temos a IA de memória limitada, que opera com informações pré-definidas. Essa categoria é comumente aplicada em sistemas de recomendação, nos quais a IA utiliza dados prévios para fazer sugestões. 

Outros exemplos são os chatbots simples que respondem a consultas básicas em sites. Eles podem reter informações apenas durante a interação atual e não conseguem lembrar-se de conversas anteriores.

3. Teoria da mente

A Teoria da mente representa um salto em direção à compreensão mais profunda. Neste nível, a IA é projetada para entender não apenas comandos e informações, mas também para interpretar estados mentais, como crenças e intenções, e criar uma experiência de conversa mais personalizada.

4. Autoconsciente

O ápice da capacidade de IA é quando ela atinge um estado próximo à autoconsciência, compreendendo não apenas as intenções dos usuários, mas também desenvolvendo uma forma primitiva de consciência própria. Esse tipo de desenvolvimento pertence somente ao universo da ficção científica, pelos menos, até o momento. 

Quais tecnologias são usadas para treinar a IA?

A inteligência artificial precisa ser treinada para que responda de forma orgânica e o mais precisa possível. Entre as tecnologias utilizadas para esse feito, estão:

Machine Learning

Desenvolvimento do aprendizado de máquina. O Machine Learning é uma tecnologia capaz de ensinar e melhorar a IA por meio de dados. A partir disso, os desenvolvedores utilizam o recurso para que seja possível a aprendizagem de máquina a longo prazo.

Deep Learning

Já o Deep Learning utiliza as redes neurais para simular escolhas humanas e, assim, aplicar essas decisões na Inteligência Artificial. Ao contrário da Machine Learning, aqui temos uma complexidade neural maior para treinar as máquinas.

Processamento de Linguagem Natural

Seguindo o mesmo propósito de treinar a IA, o Processamento de Linguagem Natural auxilia as máquinas a entender e simular a linguagem humana. Essa tecnologia é excelente em interpretar a nossa forma de expressão.

Classificações técnicas e funcionais de inteligência artificial 

As classificações técnicas e funcionais de inteligência artificial (IA) derivam de uma análise mais profunda das capacidades e características das próprias máquinas e sistemas de IA. Sendo elas:

  • Inteligência artificial estreita (ANI): ANI refere-se a sistemas de IA altamente especializados em tarefas específicas, como Siri e Alexa. Eles são proficientes em suas funções designadas, mas carecem da versatilidade e adaptabilidade de uma inteligência mais geral. 

  • Inteligência geral artificial (AGI): a AGI é um passo adiante que ainda está em desenvolvimento, representando uma IA capaz de aprender e executar milhares de tarefas humanas. Apesar de sua versatilidade, ela ainda não atinge o nível de compreensão humana em todos os aspectos. 

  • Superinteligência artificial (ASI): a superinteligência artificial é mais uma ideia teórica do que uma realidade concreta. Seria um sistema que supera as capacidades cognitivas humanas em todas as áreas, realizando tarefas complexas de forma mais eficiente e eficaz do que os seres humanos. 

Os 5 melhores benefícios da Inteligência Artificial

Sem dúvidas, a IA consegue nos ajudar em inúmeras atividades do dia a dia – tanto do lado pessoal, quanto profissional. Para saber mais sobre as vantagens da inteligência artificial, é só acompanhar a leitura abaixo;

Inteligência ArtificialOs benefícios da IA vão desde automação de processos até análise de dados.

1. Automação de processos

Os adeptos a IA, já sentem a diferença do seu uso. Afinal de contas, processos que antes levariam horas para serem feitos podem ser automatizados, levando a uma sobre de tempo para colocar em prática ações mais estratégicas.

2. Redução de erro

Como a inteligência artificial trabalha com um montante de dados, as chanches de erro durante um processo são mais baixas se comparado a uma pessoa realizando a mesma atividade. Isso porque, nós humanos sofremos impactos sociológicos, já as máquinas não.

3. Análise de dados em larga escala

A quantidade de dados trabalhados por meio da IA é muito maior do que aqueles supervisionados por humanos. Nós conseguimos trabalhar com determinados números, mas com limites que as máquinas não possuem.

4. Alta produtividade

Ao automatizar processos, temos a possibilidade de sermos produtivos em outras áreas profissionais – ou pessoais. Afinal, o tempo que levaríamos para analisar um documento, preenchê-lo e depois passar para outro setor, por exemplo, é drasticamente menor quando feito pela IA.

5. Otimização do atendimento ao público

Hoje em dia, os famosos chatbots agilizam o atendimento ao público quando necessário. Eles são programados para solicitar as informações necessárias e sanar diversas dúvidas. É uma facilidade para os mais distintos profissionais que necessitam lidar com atendimento.

Será que essa inteligência artificial é segura tendo em vista que, aparentemente, pode ser aplicada com facilidade? Além do mais, em meio aos debates constantes sobre IAs, há uma discussão importante sobre a tecnologia estar disponível para substituir as inteligências e capacidades humanas, certo?

Em meio às tendências que ganham ainda mais força conforme o tempo passa, muitas coisas poderão mudar por conta de todos os impactos que elas causam à sociedade. Dessa maneira, é importante ficar atento para ver onde é que isso tudo vai parar.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para sempre saber mais curiosidades interessantes como essa!

***

Matéria atualizada por Carolina Saldanha, no dia 12/12/2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.