Atualização da matéria:
A assessoria de imprensa do Instagram no Brasil entrou em contato com o TecMundo para informar que, na verdade, nada foi adiado em relação ao que já havia sido anunciado no meio do mês de março. O Instagram começou um teste com um pequeno grupo de um feed que mostrará primeiro os momentos importantes para cada um. A empresa se posicionou sobre isso desde o começo e disse que levaria meses até a mudança ser implementada, avisando quando ela fosse acontecer. Por fim, a assessoria ressalta que, atualmente, todas as postagens estão em ordem cronológica.
História original:
A força dos usuários na internet é maior do que muitos imaginam. Praticamente um “espaço virtual público”, ela dá espaço para que reclamações das mais diversas naturezas sejam realizadas. O Instagram ouviu e reagiu: após anunciar mudanças na timeline, a rede social de fotos voltou atrás e decidiu postergar as alterações quando um estrondo de reclamações nasceu dos usuários em forma de postagens diversas no Twitter e no Facebook e até mesmo através de petição online.
Basicamente, o serviço iria reorganizar a linha do tempo para exibir momentos “com os quais os usuários mais se importam”. Ou seja, nada de ordem cronológica, que é mais ou menos o que acontece atualmente. O Instagram teria um novo algoritmo para definir o que é mais relevante ou não a cada um com base no que você visualiza, curte ou comenta.
E por que eles decidiram fazer essa alteração?
A alegação da rede social irmã do Facebook é que, de acordo com números levantados por ela própria, as pessoas perdem 70% do conteúdo exibido nos feeds. Com a atualização, baseada naquilo que o Instagram acha que você vai gostar de ver, isso diminuiria. Mas será mesmo? Ao mesmo tempo, o update cortaria um pouco da liberdade dos usuários em visualizarem o que quiserem e na ordem em que quiserem.
Felizmente, após o barulho provocado pelos seguidores do Instagram, o serviço disse, por meio do Twitter, que “está escutando” e garantiu que “nada vai mudar no feed agora”. Ou seja, já sabemos que, ao menos durante as próximas semanas, tudo continuará como está.
We're listening and we assure you nothing is changing with your feed right now. We promise to let you know when changes roll out broadly.
— Instagram (@instagram) 28 de março de 2016
Alguns afobados já adotaram medidas, digamos, “pentelhas”, e estão spammando avisos para que as pessoas ativem notificações a cada usuário que seguem. A hashtag #turnmeon está sendo utilizada para viralizar esse comunicado, e mais de 50 mil pessoas já fizeram uso dela.
É preciso ter calma nesse momento: o Instagram já disse que não fará quaisquer alterações tão cedo justamente por causa do feedback dos usuários. Não há por que se desesperar e spammar coisas sem necessidade – e convenhamos, não é o apocalipse, certo?
Em um e-mail ao CNET, a rede social afirmou que pode haver “semanas ou até meses de testes” antes de soltar qualquer coisa diferente. Ou seja, o aviso amigo de “não se preocupem por enquanto” foi dado. Resta aguardar e curtir o Instagram tal como ele está. Imagine você seguindo, por exemplo, 500 pessoas, uma média comum, e receber notificações de CADA uma delas? Não ative-as, ou seu cérebro pode bugar...
Instagram quer mudanças radicais na exibição da timeline, mas usuários não
Enfim, a mudança foi apenas adiada, mas não cancelada, conforme resposta da rede social em e-mail ao CNET. O Instagram diz que os testes estão sendo realizados com um grupo pequeno e seleto de usuários para que seja feita uma pré-avaliação do impacto que as mudanças trarão.
Você acha que o Instagram deve ter mudanças na exibição da timeline? Comente no Fórum do TecMundo.
Fontes
Categorias