Quando você deve comprar um novo eletrônico? [infográfico]

2 min de leitura
Imagem de: Quando você deve comprar um novo eletrônico? [infográfico]

Design: Tim Trauer

O novo iPhone deve chegar nas próximas semanas. Não apenas ele, mas muitos outros aparelhos eletrônicos ganham novas versões e devem fazer com que os olhos dos consumidores brilhem de desejo. Mas será que vale a pena trocar de modelo a cada nova versão? Será que não seria melhor esperar mais alguns meses para uma reedição mais poderosa?

Preparamos um infográfico com várias perguntas que devem ser feitas antes de o consumidor decidir se realmente precisa trocar de eletrônico. Temos certeza que, após seguir o seu caminho no fluxograma, você terá muito mais confiança para decidir se irá comprar um novo aparelho ou se vai esperar pelos próximos lançamentos até que chegue a hora da nova aquisição.

“Precisar” e “querer” são termos diferentes

Existem muitos estudos de psicologia de consumo que mostram alguns traços padrão no comportamento dos compradores. Sempre que queremos um novo produto, procuramos encontrar motivos para justificar a compra. Por essa razão, é muito comum confundir a vontade de adquirir com a necessidade de sua utilização.

Então pense bem antes de comprar um novo smartphone ou de trocar seu tablet. “Será que comprar o novo modelo, neste momento, seria o certo?”. Às vezes, vale muito mais a pena esperar por alguns meses até que chegue uma versão ainda mais poderosa ou mesmo para trocar de vez de modelo utilizado.

O que mudou?

É primordial conhecer bem o aparelho que está sendo adquirido. De nada adianta escolher um modelo que é bonito, se você não souber quais são as funcionalidades que ele pode oferecer. Configurações de hardware devem ser analisadas antes de qualquer outro fator. Afinal de contas, se você está trocando de aparelho, precisa saber o quanto ele evoluiu entre as gerações.

Depois de ver se o hardware realmente foi melhorado, é importante saber se novas funções foram adicionadas no aparelho. Adição de novas câmeras, melhorias no sistema operacional, remodelagem do teclado e até mesmo aplicação de novas tecnologias para conectividade são apenas alguns dos pontos que podem ser melhorados nos dispositivos.

Defeitos: trocar ou consertar?

Quem é que nunca passou por problemas técnicos com seus aparelhos eletrônicos? Desde teclas do notebook que pararam de responder até telas quebradas de tablets, muitas são as possibilidades de defeitos. Mas será que vale a pena recorrer às assistências técnicas ou é melhor partir logo para um novo produto?

A resposta varia de acordo com o problema. Há muitas situações em que o valor do conserto ultrapassa os 50% do preço de um novo produto, o que força os consumidores a buscarem alternativas. Mas antes de gastar seu dinheiro, procure um parecer técnico da assistência autorizada da marca de seu aparelho.

.....

Você acha que comprar um novo aparelho a cada nova versão é o correto? Muitas pessoas acham que sim, pois dessa forma sempre estarão com o que há de mais moderno. Ao mesmo tempo, há muitos consumidores que preferem esperar mais de uma reedição dos aparelhos até que seja necessário comprar um novo.

Não existe um comportamento correto, pois cada tipo de consumidor se encaixa melhor em um dos mencionados. Em qual perfil você se encaixa melhor? Você gosta de ter sempre o que há de novo ou prefere economizar um pouco antes de comprar modelos mais recentes?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.