Infográfico por Lanna Solci
A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, tendo como seu primeiro produto um interpretador para a linguagem de programação BASIC. Foi com o surgimento dos computadores pessoais que a empresa começou a se destacar e também a moldar o mercado de software como conhecemos hoje.
A empresa também é a responsável pelo sistema operacional mais usado da atualidade, o Microsoft Windows. E quando falamos dele, os números impressionam. Em uma apresentação na World Partner Conference, em julho deste ano, o CEO Steve Ballmer anunciou que 400 milhões de licenças do Windows 7 foram vendidas até o momento. Nada mal para um sistema lançado no segundo semestre de 2009.
Além dessas, foram vendidas cerca de 100 milhões de licenças do Microsoft Office 2010, a última versão da suíte de aplicativos para escritório, lançada em junho de 2010.
Os números enormes não param por aí. Para garantir todo esse sucesso e manter o trabalho em dia, a empresa conta com 90,4 mil empregados e diversas subsidiárias espalhadas por mais de 100 países.
No último ano fiscal, a Microsoft obteve um recorde de receita, com US$ 69,94 bilhões. Apesar de espantoso, esse número ficou bem atrás da receita de outra gigante da informática, a Apple, que arrecadou mais de US$ 100 bilhões no mesmo período.
Presença na internet
O Internet Explorer é o navegador escolhido pela maioria dos internautas, representado quase 54% do mercado mundial de navegadores. Durante o mês de junho de 2011, o Baixaki teve 64 milhões de visitas e, dessas, 38,65% foram feitas com o browser da Microsoft.
Entre os serviços online, um dos que mais fazem sucesso é o Hotmail. Lançado em 1996, o webmail conquistou 364 milhões de usuários cadastrados ao longo desses 15 anos. Juntas, essas contas trocam mais de 8 bilhões de emails por dia, das quais 5,5 bilhões são spams bloqueados pelo Hotmail. Apenas 2% das mensagens não solicitadas chegam às caixas de entrada dos usuários.
Outro serviço que já faz parte do cotidiano de muita gente é o MSN. Em 2008, o comunicador instantâneo da Microsoft contava com 550 milhões de usuários, que juntos totalizam cerca de 8,2 bilhões de mensagens por dia.
O mercado de games
Em novembro de 2001, a Gigante de Redmond lançou seu próprio console de video game, o Xbox, que ganhou um sucessor em 2005: Xbox 360, que já teve mais de 55 milhões de unidades vendidas até junho de 2011.
Para deixar a concorrência ainda mais desesperada, a Microsoft lançou um dos acessórios mais cobiçados do mundo dos games. O Kinect permite que o usuário use os movimentos do próprio corpo para jogar e interagir com os personagens na tela, sem a necessidade de segurar um controle especial, como no caso do Nintendo Wii. A recepção foi boa: 8 milhões de unidades vendidas dentro de 60 dias depois do lançamento.
Call of Duty: Black Ops é um dos títulos mais populares para o console da Microsoft. Das 20 milhões de cópias vendidas no mundo todo, cerca de 12 milhões foram para o Xbox 360.
Categorias