Muitas vezes na hora de irmos a algum lugar pela primeira vez, ficamos naquela indecisão sobre que caminho tomarmos para lá ou mesmo qual será a distância a percorrer e quanto tempo levará.
Normalmente se recorre àqueles guias e mapas que ficam juntando poeira em alguma gaveta e são guardados para somente algumas ocasiões e mesmo assim, nem sempre tudo é resolvido.
Pois jogue seus velhos guias de papel fora, porque o Baixaki vai lhe ensinar agora como usar o Google Maps, o serviço de mapas e localizações da estadunidense Google.
Começando a Usar
Diferentemente de alguns outros serviços desta mesma empresa (como o Google Docs ou o Google Agenda), para usar o Google Maps você não precisa, necessariamente, possuir ou estar conectado à sua conta Google (a conta do GMail e/ou do Orkut). Porém, caso possua uma conta, é interessante fazer o seu login, pois isso lhe possibilitará benefícios como salvar mapas e rotas em sua conta.
Realizando Buscas
É possível fazer buscar por diversos tipos neste serviço: países, estados, cidades, bairros, ruas, avenidas e até mesmo locais como praças, edifícios, monumentos, estádios de futebol e diversas outras construções. Para isso, utilize a barra de busca, exatamente igual você faz para encontrar sites através do Google.
Quanto mais informações você dá, mais completo e específico será o resultado da sua busca, portanto, se estiver procurando por algum endereço é interessante informar o nome da rua, o número do imóvel, a cidade e o país, sempre separando cada item por vírgula. É possível também encontrar ruas digitando apenas o número do CEP.
Quando houver mais de um resultado – o que é bastante comum quando se procura por locais como praças, construções, etc. – eles serão exibidos todos na aba da esquerda através de uma legenda que indicará um lugar no mapa. Para ir até o local, basta clicar sobre o seu link.
Opções de Pesquisa
Clicando no link “Mostrar opções de pesquisa”, você tem acesso a uma guia onde é possível selecionar qual tipo de resultado você deseja encontrar com a sua busca. Aqui se pode pesquisar por locais, empresa, conteúdo criado pelo usuário, páginas da web mapeadas e imobiliário.
Ao buscar por empresas, por exemplo, você poderá digitar o ramo do comércio que procura, como por exemplo, “Lavanderias em Curitiba” e serão exibidas diversas opções para você, com endereço e telefone dos estabelecimentos.
Zoom e Movimentação
Para melhor visualizar os mapas, é possível aproximar ou afastar o mapa. Para isso, você pode usar a ferramenta presente no canto esquerdo da tela ou então o botão de rolar do mouse. Posicione o cursor do mouse e mova o botão para aproximar em cima de um ponto em específico. Existe também na tela do Google Maps, uma ferramenta para a movimentação, logo acima da barra de zoom.
Modos de Visualização
No Google Maps existem três modos diferentes de visualização: Mapa, Terreno e Satélite. O modo Mapa exibe as ruas em forma de um mapa comum, com as vias mais importantes aparecendo em amarelo e o restante tudo em branco. Quanto mais aproximado você estiver, mais os nomes das ruas serão exibidos no mapa.
O modo Terreno exibe apenas terrenos e tem menor aproximação máxima se comparado ao Mapa. Este tipo de exibição é interessante para uma visualização melhor de quadras, bairros, cidades, etc.
Já o modo Satélite dá ao Google Maps uma função semelhante a do Google Earth, pois exibe fotografias tiradas via satélite, criando uma espécie de Globo terrestre dentro do seu navegador. Este, sem dúvida, é o mais interessante modo para quem deseja ver imagens de lugares ao redor do mundo, ou então a vista de sua cidade, de seu bairro, de sua rua, como um satélite. Você ainda pode escolher se quer que sejam mostrados nomes ou não.
Este modo é bem mais pesado e países como o Brasil possuem sua visualização máxima não tão próxima do solo. Mesmo assim, é possível ver claramente diversos elementos. Cidades de alguns países, principalmente as grandes cidades dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia possuem um nível de aproximação incrível, podendo ser vistas quase como de cima de um alto prédio.
Visão da Rua e Trânsito
Além disso, estas cidades também possuem outros recursos de visualização, como a Visão da Rua, que permite ao usuário ver um trecho da rua como se estivesse parado na calçada, e ainda mais, é possível ir “caminhando” por ela, apenas clicando nas setas.
Em algumas cidades (também européias, asiáticas e estadunidenses) é possível obter informações a respeito do trânsito local. Através da opção “Trânsito”, uma pequena janela surgirá no canto da tela informando a velocidade do tráfego em determinadas vias.
Fotos e Wikipédia
Ainda é possível visualizar fotos e informações da Wikipédia de locais ao redor do mundo, para isso, basta clicar sobre o botão “Mais” e marcar as opções desejadas. As fotos presentes nos mapas são enviadas pelos próprios usuários, o que você também pode fazer, caso tenha cadastro em no site Panoramio.
Os locais que possuírem link para informações da Wikipédia, possuem um botão com a letra W ao centro. Clicando sobre eles, as informações são exibidas em um quadro na mesma janela do mapa.
Como Chegar
Uma ferramenta bastante útil presente no Google Maps é a “Como chegar”. Através dela, você poderá verificar a distância e um provável caminho a ser percorrido para ir de um lugar até outro. Existem três modos para fazer este tipo de busca. O primeiro é fazendo uma pesquisa comum e no balão de resultado clicar em “Para cá” ou “Daqui” para informar a outra localidade de seu trajeto.
O segundo modo é através do link “Como chegar” presente no canto esquerdo da tela. Clique sobre ela e serão exibidos dois campos (“A” e “B”) na aba da esquerda. Digite as localidades (que podem ser CEPs, logradouros, bairros, cidades, praças e construções ou países), escolha se o trajeto será feito de carro ou a pé e então “Como chegar”. É possível inserir diversos destinos, para isso, clique em “Adicionar destpressione ino”.
A outra maneira para utilizar esta ferramenta é através do menu de contexto, clicando com o botão direito do mouse. Clique uma vez sobre o seu ponto de partida e então selecione a opção “Como chegar a partir daqui”. Agora, clique sobre o seu destino e escolha a opção “Como chegar até aqui”. Para adicionar mais destinos a este trajeto, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto desejado e então selecionar a opção “Adicionar destino”.
Altere a Rota
Quando você usa a ferramenta “Como chegar”, o Google Maps define uma rota para você entre o ponto de partida e o destino de sua jornada. Ele informa inclusive as ruas que deve virar, o sentido que deve seguir e tudo o mais. Contudo, você pode acabar visualizando um trajeto melhor, diferente daquele indicado no mapa.
Pois neste serviço da Google, você pode alterar o trajeto clicando sobre ele e arrastando, levando-o assim para qualquer lugar. Ao fazer estas alterações, a rota também é alterada em sua descrição exibida na aba da esquerda. Neste mesmo local são informados a distância e o tempo que leva para se mover entre estes dois pontos.
Enviar Mapa e Gerar Link
Muitas vezes, quando você vai organizar um evento ou então quer chamar amigos na sua casa, é um certo problema ensinar seus convidados como chegar ao local certo, além de que explicar para todos dará um bom trabalho.
Com o Google Maps, você poderá enviar o mapa que está visualizando ou então gerar um link que poderá ser copiado e colado em suas conversas em um mensageiro ou então no Orkut, por exemplo. Para isso, utilize as opções “Enviar” e “Link” no canto superior direito da tela. É possível ainda imprimir mapas através do botão “Imprimir”
Meus Mapas
Uma ferramenta bastante útil para quem desenvolve o costume de usar o Google Maps é a “Meus mapas”. Com ela, você pode salvar mapas em sua conta, para facilitar seu acesso posterior ou então torná-los público para que qualquer um possa acessá-lo. Além disso, é possível adicionar alguns elementos extras como vídeos do YouTube, fotos do Picasa, ferramenta para medição de distâncias e até mapas criados por outros usuários.
Existem ainda os Mapplets, que são uma espécie de complementos para os mapas do Google. Clique em “Adicionar conteúdo” e então faça uma pesquisa sobre determinado assunto para verificar se existe algo relacionado.
Categorias