Como seria abandonar o mouse e o teclado para controlar seu computador usando nada além dos olhos? Durante a CeBIT 2010, a Tobii apresentou sua nova tecnologia em eye tracking, capaz de reconhecer o ponto exato para o qual você está olhando.
O controle visual permite que pessoas tetraplégicas consigam enviar um email ou ler notícias online. Mais do que isso, o reconhecimento do olhar poderá ser utilizado para pesquisas na área da psicologia. Para o que exatamente um bebê está olhando? Qual é o ponto que chama mais atenção em um website? O Tobii responde.
Com múltiplas possibilidades de uso, o eye tracking chama a atenção e já se mostra bastante maduro. No entanto, seu funcionamento é complexo e há ainda um longo caminho a ser percorrido até alcançar a perfeição.
Como funciona
Na tela do aparelho, há um sensor infra-vermelho que reflete no olho do usuário. Conforme a reflexão, o sistema calcula o ponto exato de visão, utilizando um padrão geométrico. Uma vez calculado, esse ponto poderá ser visto em um monitor ou utilizado para o controle de interfaces.
Antes de brincar com o eye tracking, é preciso calibrar o aparelho. O processo, que dura alguns minutos, identifica o seu tipo de olho, ajustando o sistema para oferecer desempenho máximo. Ou seja, você pode testar o eye tracking sem calibrá-lo, mas o resultado será inferior ao esperado.
O Tobii ainda é bastante lento e não tem a função de substituir o mouse e o teclado - pelo menos por enquanto. Quem se interessar pela tecnologia, poderá adquiri-lo por meros US$25 mil.
Categorias