Você se lembra do Inbox? Esse é o nome do serviço da Google que tem por objetivo revolucionar o modo como mandamos e lemos mensagens e – por que não? – navegamos em nossos emails. Depois de um período de desenvolvimento bastante conturbado – com direito a tretas internas na empresa –, ele foi anunciado em outubro do ano passado em um esquema bem restrito de convites. A plataforma chegou a ser liberada a conta-gotas para empresas, mas agora, segundo anúncio feito pela companhia, deve chegar às mãos de todos, sem restrições.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Conforme postado por Alex Gawley, diretor de posicionamento de produtos, no blog oficial do Gmail, agora o Inbox está livre para ser baixado e usado por qualquer um com uma conta Google. Além de remover o burocrático sistema que deixava muita gente de fora da brincadeira, o anúncio serviu para revelar que uma série de diversidades foi implementada no aplicativo do serviço, que conta com versões para Android e iOS.
Anteriormente, por exemplo, deslizar uma mensagem para os lados fazia com que ela fosse arquivada. Agora, o usuário tem mais controle sobre isso, podendo configurar o gesto para deletar emails que você não quer ver mais na sua frente – ou no app. Outro recurso bastante pedido pelos consumidores e que está presente na atualização mais recente do cliente de mensagens eletrônicas é a possibilidade de incluir uma assinatura no fim dos seus textos, algo bastante comum em outros programas do tipo.
O destaque, claro, fica por conta da função Undo Send (Desfazer Envio), que vai salvar muitos relacionamentos, empregos e praticamente qualquer outro contrato social que tem a possibilidade de ir para os ares por causa de um erro de digitação que não foi detectado ou por conta de um email enviado para o destinatário errado. Com a ferramenta, você tem alguns segundos para perceber a falha e clicar em Undo, evitando que a ação se concretize.
Alguns serviços de viagens e restaurantes também vão se integrar com o aplicativo do Inbox, permitindo que os usuários possam fazer reservar ou marcar horários sem ter que sair do software e iniciar o navegador mobile. Você tem usado o app ou pensa em utilizar ele agora que o acesso está liberado? Qual a função que mais lhe atraiu? Deixe seu comentário mais abaixo.
Fontes