O Questto|Nó, premiado estúdio de design e inovação com sede em São Paulo capital, demonstrou hoje (20) a primeira guitarra com corpo 100% fabricado com uma impressora 3D. O produto foi feito sob encomenda especialmente para o 11º Seminário de Tecnologias Robtec, com o intuito de mostrar o potencial das soluções oferecidas pela companhia.
De acordo com Levi Girardi, diretor da Questto|Nó, o grande desafio da agência era pensar em uma forma inovadora de reinventar um item clássico cujo design não sofre alterações bruscas há eras. O instrumento foi impresso em diferentes partes e montado cuidadosamente – as únicas partes que não foram impressas, obviamente, são as cordas e os componentes eletrônicos (plugues, captadores etc.).
Além do desenho curioso, a “Strip” – como foi batizada a peculiar guitarra – é replicável, sendo bastante provável que a companhia disponibilize esquemas de montagens e arquivos necessários para que qualquer pessoa possa fabricar seu próprio instrumento em um futuro próximo. Girardi afirma que, como o projeto foi feito em pouco tempo, ainda possui alguns detalhes que serão aprimoradas em versões futuras.
Essa não foi a primeira vez que a Questto|Nó utiliza soluções da Robtec para criar produtos curiosos. No ano passado, o estúdio trabalhou junto com a AgênciaClick Isobar para criar o MyStream, um dispositivo eletrônico que funciona como coração do projeto Live Store, da Fiat. A ideia é simples: a Live Store foi feita para permitir que clientes em potencial da montadora conheçam os carros da marca sem sair de casa, através de um sistema bastante interativo e inovador.
Primeiro, o consumidor entra no site da Fiat e escolhe o modelo de veículo que deseja conhecer. Em seguida, especialistas devidamente posicionados em um showroom remote atendem a “ligação” do internauta através do MyStream, que se resume em uma espécie de capacete dotado de câmera de altíssima resolução, alto-falantes, microfone e conexão WiFi.
Seguindo os desejos do cliente, o especialista faz uma transmissão em tempo real privada, mostrando detalhes do automóvel a partir de um ponto de vista realista. Através dos fones de ouvido e microfone, o funcionário consegue conversar com o internauta e sanar quaisquer dúvidas que ele tiver.
Após estudar centenas de desenhos e conceitos malucos, a equipe da Questto|Nó resolveu adotar um design simples, icônico e fabricado em apenas duas camadas: uma parte externa levemente flexível (tornando-o ergonômico para se adaptar ao corpo de qualquer usuário) e uma parte interna mais confortável para não ferir os especialistas durante o uso. O vídeo é capturado por uma câmera comum posicionada dentro de uma case acoplada ao “capacete”.
Todo o trabalho foi feito em apenas 90 dias e contou com a participação de diversas tecnologias de prototipagem rápida da Robtec/3D Systems. O trabalho fez tanto sucesso internacionalmente que rendeu um troféu Innovation Lion para a Isobar – prêmio inédito para o mercado publicitário brasileiro.