A HP pretende lançar uma impressora 3D ainda neste ano. (Fonte da imagem: Reprodução/MakerBot)
Investidores têm percebido de forma cada vez mais clara as possibilidades inauguradas pela popularização das impressoras 3D – é possível fazer com que um desses equipamentos pague a si mesmo em até um ano, lembra-se? De acordo com um recente estudo conduzido pela International Data Corporation (IDC), o setor de comércio de impressão em três dimensões vai computar resultados vertiginosos oriundos de 2012 a 2017 – com taxas de crescimento anual de 59% e 29%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Também ainda conforme sugerem os especialistas, as impressões em 3D deixarão de ser apenas casuais. O potencial de mercado dos equipamentos é de fato promissor – cogita-se, inclusive, que as impressoras 3D poderão ocupar o centro de produção em determinados tipos de negócios (uma vez que a relação custo/benefício mostra-se praticamente implacável). Companhias automotivas, de construção civil, educacionais, médicas e outras poderão começar a usar essa nova ferramenta de produção como instrumento preponderante nos próximos anos.
“A impressão representa a saída da mídia por meio da criação de um objeto factual, e isso é uma oportunidade inacreditável”, diz Keith Kmetz, vice-presidente da empresa Imaging, Printing and Document Solutions. “Enquanto as tecnologias de impressão tradicionais ainda estão alcançando a maturidade, as impressoras 3D vão ser distribuídas 10 vezes mais por todo o mundo [em 4 anos]”, complementa ainda a executiva.
Empresas poderão passar a adotar novas técnicas de produção. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecnocurioso)
Os relatórios analisados pelos pesquisadores apontam que até mesmo as fabricantes de impressoras tradicionais estão embarcando no comércio das máquinas que imprimem em 3 dimensões. A HP, por exemplo, pretende lançar um modelo na metade deste ano. Outras companhias certamente não vão ignorar este recente novo movimento de mercado – o que agracia, de certa forma, o consumidor: quanto mais opções disponíveis para compra, maior a concorrência. Confira aqui uma análise completa da MakerBot Replicator 2.
Fontes
Categorias