Hoje, para construir um carro comum, você precisa de pessoas e robôs – muitos deles. Para Kevin Czinger, no entanto, a coisa pode seguir por um caminho um pouco diferente: ele é o CEO da Divergent Technologies, responsável pelo Divergent 3D Blade, um protótipo de carro que tem 700 cavalos e que foi montado com peças feitas em uma impressora 3D.
A tecnologia, que está ficando cada vez mais barata, pode tornar acessível para cada vez mais pessoas criarem seus produtos e, no caso de Czinger, foi um supercarro de dois lugares e de motor central. As peças que compõem o chassi do veículo foram todas feitas em uma impressora 3D que esculpe as peças em alumínio.
O projeto é de 2015, mas só apareceu rodando mesmo há pouco tempo.
A impressão 3D permitiu que a Divergent conseguisse projetar peças, como é o caso de componentes da suspensão, que são calculados para ter uma resistência otimizada, em função de um desenho específico, utilizando a quantidade correta de material. Além disso, a tecnologia também permite que as peças sejam desenhadas de forma a terem um encaixe praticamente perfeito, que elimina a exigência de soldas e parafusos.
O resultado é um veículo extremamente leve – o 3D Blade pesa apenas 630 kg –, relativamente barato de produzir e de montagem prática: é como se fosse um LEGO Technic em escala real e com materiais extremamente leves e avançados.
Czinger levou o projeto para o programa de Jay Leno no YouTube para explicar como tudo funciona, inclusive mostrando outro produto da impressão 3D: uma motocicleta que é montada com apenas cinco partes em vez das centenas que são utilizadas em uma moto comum.
O protótipo usa um motor turbo de quatro cilindros do Mitsubishi Lancer Evolution que foi preparado para entregar 700 cavalos de potência e é combinado a um câmbio de seis marchas.
A ideia por trás do Divergent 3D Blade não é necessariamente criar um veículo para produção, mas mostrar como a tecnologia da impressão 3D pode ajudar a indústria automotiva na fabricação de carros.
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