Dentro da caixa de ferramentas do GIMP, a segunda delas disponível é a Ferramenta de Seleção Elíptica. Basicamente ela serve para fazer uma seleção em forma de elipse, projetando-a inscrita em um retângulo imaginário que começa no ponto inicial do cursor do mouse até sua posição final. Caso você deseje uma seleção em forma de círculo, basta manter a tecla “SHIFT” pressionada durante o processo.
Após inserida, ela é indicada por meio de um contorno tracejado (note que o retângulo imaginário é exibido à volta dela, porém só é considerado o que está dentro da elipse) e pode ser movida “clicando e arrastando” a partir de seu centro ou redimensionada a partir de qualquer um de seus lados, sendo necessário para isto apenas "clicar e mover" até que a imagem fique com o tamanho desejado.
Logo abaixo da caixa de ferramentas, são exibidas as opções que podem (ou não) ser aplicadas juntamente com sua nova seleção. A primeira delas é o “modo” que, no caso, são quatro possibilidades:
Substituir a Seleção Atual: A elipse criada na imagem passa a ser a nova seleção. Caso houvesse outra previamente existente (a volta da figura, por exemplo), ela é descartada.
Adicionar à Seleção Atual: A elipse criada passa a integrar uma seleção já existente, ou seja, caso já existisse alguma outra seleção na imagem, ela permanecerá selecionada em conjunto com a seleção criada.
Subtrair da Seleção Atual: Esta função só terá efeito caso haja outra seleção feita. Esta opção faz com que a elipse desenhada seja excluída da seleção anterior.
Fazer Intersecção com a Seleção Atual: Esta função também só terá efeito mediante existir outra seleção. Faz com que a área da elipse que esteja dentro da outra seleção permaneça selecionada e todo o restante é descartado.
Em seguida, existem ferramentas que podem trazer melhorias ou relacionadas às proporções para sua seleção, sendo elas:
Suavizar: é muito importante que esta opção esteja selecionada, pois é ela quem suaviza os contornos da borda da seleção (mesclando com transparência) de forma a não aparecer aquele efeito “serrilhado” nela.
Enevoar bordas: esta opção faz com que os limites da seleção sejam suavizados ao longo de vários pixels ao invés de interrompê-los abruptamente.
Expandir a partir do centro: quando selecionada, esta opção faz com que caso você precise redimensionar a elipse, ela seja feita proporcionalmente a partir do centro para todas as direções.
Ainda há a possibilidade de se fixar na seleção uma proporção, largura, altura e tamanho, selecionando a caixa “Fixo” e escolhendo na caixa de seleção ao lado.
Destaque: mantém o parâmetro escolhido (dentro da seleção elíptica) em destaque, deixando o resto da figura em tonalidade mais escura.
Por último, selecionar a caixa Amostragem Combinada faz com que não apenas a camada ativa seja selecionada, mas todas elas.