Você já deve ter reparado que algumas pastas padrões do Windows Vista possuem um desenho, chamado ícone, que a diferencia das demais. Normalmente estes ícones possuem um desenho que o relacione com o nome da pasta. Por exemplo: na pasta chamada músicas, o ícone que aparece é um cd e uma nota musical.
Mas às vezes, por algum erro no sistema, a pasta aparece sem o ícone, como outra qualquer, como se tivesse sido criada pelo usuário. O que fazer quando isto acontece? A solução para este inconveniente é muito simples, basicamente é a edição de alguns arquivos texto para alterar algumas configurações.
Restaurando os ícones
Todas as pastas do sistema possuem um arquivo chamado desktop.ini, que nada mais são que arquivos texto usados para armazenar informações e configurações de cada usuário do sistema. Em outras palavras é onde ficam guardadas todas as alterações feitas por você de forma que só afete o seu usuário. Desta forma, se seu computador é compartilhado, apenas você verá tais mudanças.
Todo o segredo para que o ícone volte ao padrão está no arquivo desktop.ini. Abaixo segue a configuração para cada uma das pastas do sistema, basta copiar e colar o código no arquivo de cada um dos diretórios exatamente como apresentado abaixo.
- Contatos: - Desktop (Área de Trabalho): - Documentos: - Downloads: - Favoritos: - Imagens (incluindo a subpasta Amostras de Imagens): - Jogos Salvos: - Links (incluindo todas as subpastas): - Músicas (incluindo a subpasta Amostra de Música): |
Não encontro desktop.ini
Por ser um arquivo que altera configurações do sistema, a maioria dos computadores traz o desktop.ini oculto, ou seja, não é possível visualizá-lo normalmente como os demais. Existem duas maneiras para acessar e editar este arquivo, a primeira delas é executá-lo diretamente, a outra fazer com que os arquivos ocultos do sistema sejam mostrados.
Para realizar a primeira delas, clique em “Executar” no menu “Iniciar” do sistema. Em seguida digite “C:\Users\*usuário*\NOMEDAPASTA\desktop.ini”, no qual *usuário* deve ser substituído por seu nome de usuário no sistema e NOMEDAPASTA pelo nome da pasta da qual deseja alterar o arquivo. Por exemplo:
A segunda maneira é acessando as configurações de exibição do sistema. Abrindo a pasta para a qual deseja restaurar o ícone, clique em “Opções de Pasta” no menu “Ferramentas”. Na tela que abrir, escolha a aba “Modo de exibição” e procure por “Pastas e arquivos ocultos” na lista mostrada. Marque a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”, clique em “Ok” e pronto, seu arquivo desktop.ini estará visível.
Caso isto não aconteça, é porque o arquivo não existe. Para criá-lo é só abrir o bloco de notas, colar o conteúdo relativo à pasta que deseja e salvar como desktop.ini. Agora suas pastas podem voltar a ter os ícones padrões do sistema.
Categorias