IBM inaugura a Garagem 11.57, espaço focado em acelerar projetos inovadores

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Na última quarta-feira (15), a IBM abriu as portas de um novo espaço que tem como objetivo a aceleração e a entrega de projetos que envolvem a Internet das Coisas (IoT), a plataforma Bluemix de computação em nuvem, o sistema de computação cognitiva da empresa (Watson) e Blockchain.

A Garagem 11.57 foi concebida para funcionar como uma oportunidade de primeiro projeto, para quem já tem as ideias ordenadas e sabe o que quer, mas ainda não se sente seguro para entrar de cabeça em uma grande produção, que pode apresentar riscos e outros desafios ainda não previstos. É como uma ponte para cobrir a lacuna entre a fase do design thinking e a integração e o escalonamento.

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Criação e inovação

Garagem remete à inovação, à criação. É um ambiente onde, nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas vão para criar, para desenvolver novas ideias

Mauro D’Angelo, diretor de soluções de indústria da IBM Brasil, cortou a fita de inauguração e convidou todos a conhecerem as instalações da Garagem 11.57, sediada no prédio da IBM Brasil, na cidade de São Paulo.

Em conversa com ele e Agostinho Villela, CTO do ISST e gerente do Client Center da IBM América Latina, eles explicaram para o TecMundo o motivo da escolha do nome: “Garagem remete à inovação, à criação. É um ambiente onde, nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas vão para criar, para desenvolver novas ideias”. A numeração não tem segredo: trata-se do endereço do icônico prédio da IBM Brasil, localizado na Rua Tutoia, 1157.

Mauro D'Angelo corta a faixa de inauguração da Garagem 11.57

Clientes e parceiros

O espaço da Garagem 11.57 vai, além de ajudar a desenvolver novos projetos, colaborar com a ampliação do debate sobre o futuro de todas essas tecnologias, que estão cada vez mais em voga por aí, incluindo sistemas cada vez mais complexos que utilizam IoT e inteligência artificial. A ideia é fornecer essa automatização para quem ainda está começando e precisa de parâmetros melhores antes de, finalmente, se desenvolver mais e crescer.

Vamos oferecer um espaço aos nossos clientes e parceiros que atenda à aceleração e expansão de projetos de transformação digital

“Vamos oferecer um espaço aos nossos clientes e parceiros que atenda à aceleração e expansão de projetos de transformação digital. Coincidentemente, a Garagem 11.57 surge no ano de centenário da IBM Brasil, posicionando o país à frente de projetos inovadores em toda a América Latina”, afirmou D’Angelo.

Jornalistas e executivos ocupam o espaço da Garagem 11.57

Uma nuvem para todos

Cristina Brunner, executiva da área de vendas e estratégia de Bluemix na IBM Brasil, contou que os interessados na Garagem 11.57 vão ter acesso ao ambiente de execução do Bluemix, a plataforma de computação na nuvem da IBM. Esse recurso tem uma natureza híbrida e pode ser público, onde o cliente hospeda seu conteúdo em data centers compartilhados; dedicado, com um único data center para sua empresa; e privado, onde esse serviço é todo feito nas dependências do cliente com toda a gestão da IBM.

A procura e a aceitação estão sendo enormes. É muito provável que isso estimule a ampliação do projeto para outras cidades da América Latina

Com o uso do Bluemix, os projetos conseguem ser muito mais velozes, diminuindo o tempo de desenvolvimento, de provisionamento de recursos e de implementação, além de entregar mais agilidade em testes e na administração. A previsão é que os projetos realizados pelos garagistas – os desenvolvedores alocados na Garagem 11.57 pela empresa – devem levar de quatro a oito semanas para serem concluídos.

Christina Brunner conta mais sobre a plataforma IBM Bluemix

Na prática

Pudemos testemunhar um exemplo da utilização da plataforma cognitiva da IBM – o Watson – em união com as tecnologias de Internet das Coisas: um sistema de reconhecimento de imagem é capaz de identificar um produto em uma prateleira virtual de mercado (sem o uso de QR Codes, códigos de barra ou qualquer outro recurso do tipo) e adicioná-lo à sua cesta de compras automaticamente. A inteligência por trás disso permite que produtos mais comprados ou seus favoritos sejam disponibilizados primeiro ou que produtos restritos por algum motivo de gosto ou de saúde sequer sejam exibidos para o consumidor.

A Garagem 11.57 é o único espaço com essa função criado pela IBM em toda a América Latina. Apesar de ainda não haver planos concretos para outros como ela, Agostinho Villela deu esperança para outros centros tecnológicos ao nosso redor: “A procura e a aceitação estão sendo enormes. É muito provável que isso estimule a ampliação do projeto para outras cidades da América Latina”.

Encerramento

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