Escolher um bom vinho não é uma tarefa fácil para aqueles que não têm muito conhecimento sobre o assunto. A grande quantidade de rótulos disponíveis somada às infinitas combinações existentes na hora de harmonizar com a comida tornam essa tarefa ainda mais complicada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pensando em auxiliar os consumidores que volta e meia se veem diante deste dilema, a companhia norte-americana VineSleuth criou o aplicativo Wine4.me, disponível por enquanto apenas para iOS (você pode baixá-lo gratuitamente neste link).
Por meio dele é possível escolher o vinho ideal de acordo com o seu paladar e, além disso, encontrar a combinação perfeita com cada tipo de alimento. Além disso, utilizando a tecnologia IBM Watson, o software é capaz de armazenar informações sobre o seu gosto e, com isso, melhorar as indicações com o passar do tempo.
Um sommelier para chamar de seu
Ao baixar o app (que por enquanto está disponível apenas em inglês), você é convidado a responder um pequeno questionário, para que o software tenha uma ideia sobre os seus gostos. Informações como tipo de uva, região, país ou vinícola de origem preferidas estão entre as perguntas.
A partir disso, o app traça o seu perfil de consumidor. Itens como acidez, suavidade e doçura da bebida são avaliados. Os resultado das suas respostas é comparado com a base de dados do aplicativo a cada vez que você busca por um vinho ou tenta combiná-lo com um tipo específico de alimento. É possível ainda criar um catálogo com os seus vinhos preferidos. Eles também auxiliam a reforçar o grau de eficácia das respostas a cada nova solicitação que você faz ao Wine4.me.
O aplicativo foi apresentado durante a IBM Insight 2015 como um dos cases de sucesso da companhia com relação ao uso da plataforma Watson Developer Cloud. A criadora do serviço, Amy Gross, destacou ainda que no futuro pretende utilizar a mesma tecnologia para auxiliar os usuários na escolha de outros produtos, como cerveja, queijo, chocolate, café e chá.
O TecMundo está em Las Vegas, nos Estados Unidos, para acompanhar todas as novidades da edição 2015 do IBM Insight. Portanto, fique ligado na nossa cobertura ao longo da semana.
O TecMundo viajou a Las Vegas para o IBM Insight 2015 a convite da IBM.
Categorias