Há alguns dias, o TecMundo noticiou o lançamento do HTC One M8 com Windows Phone. O aparelho havia sido lançado em março deste ano com Android e chegou neste mês (apenas nos Estados Unidos) com o sistema operacional da Microsoft. Como pudemos ver na matéria, nenhuma especificação foi alterada para o dispositivo vir com outro SO.
Este detalhe é importante por dar a oportunidade de testar o funcionamento dos sistemas independentemente do hardware. E foi exatamente isso o que o site SlashGear fez para averiguar qual das duas plataformas consegue gerenciar com maior eficiência o consumo de bateria.
De acordo com a fabricante, o consumo médio dos aparelhos deveria seguir as seguintes medidas:
HTC One M8 com Android
- Tempo em uso: 12 horas
- Tempo em espera: 12,2 dias
HTC One M8 com Windows Phone
- Tempo em uso: 21 horas
- Tempo em espera: 15,5 dias
Depois de pouco mais de um dia com os smartphones ligados, mas sem serem utilizados, o site comparou a porcentagem da bateria para verificar qual deles consumiu menos energia. Após esse período, o modelo com Android permaneceu com 68% da carga, enquanto a versão com Windows Phone chegou aos 81%.
Como podemos observar pelos resultados, parece que o sistema da Microsoft consegue gerenciar com melhor qualidade o uso da bateria no smartphone. Obviamente isso não define que um SO seja melhor do que o outro, mas é uma boa comparação, principalmente considerando um aspecto tão importante e que frequentemente nos preocupa tanto nos aparelhos atuais.
Fontes
Categorias