(Fonte da imagem: Reprodução/HP)
O Windows 8 é um sistema operacional bastante polêmico: há quem o ame e há quem o odeie. Ao que tudo indica, os chefões da HP norte-americana enquadram-se nesse segundo grupo. A montadora de Palo Alto vem chamando a atenção da imprensa internacional por ter disparado uma série de emails publicitários durante este último final de semana para anunciar uma promoção voltada para quem estiver disposto a trocar o Windows 8 pelo bom e velho Windows 7.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sob o slogan “Windows 7 is back – by popular demand” (ou “Windows 7 está de volta – pela demanda popular”), a oferta oferece um desconto de US$ 150 (cerca de R$ 300) para quem comprar uma máquina com o sistema operacional antigo em vez do mais recente. E não acaba por aí: ao navegar pelo setor de desktops na loja virtual oficial da empresa, podemos observar que quase todos os seus PCs passaram a ser vendidos primariamente com o Windows 7. Só é possível optar pelo novo SO na tela de customização do produto, antes de a compra ser efetivamente concluída.
Ninguém sabe ao certo o que motivou a HP a praticar tal promoção – que, por sinal, não foi replicada para a loja brasileira da marca. O incentivo à adoção do Windows 7, por sinal, nem parece tão necessário assim: pesquisas realizadas no final de 2013 apontaram que o aumento de usuários do velho SO ao longo do último ano foi maior do que o crescimento do Windows 8 e 8.1 juntos, indícios de que o sistema não deverá ser retirado do mercado tão cedo.
Fontes