Conta narra eventos da Segunda Guerra Mundial "ao vivo" (Fonte da imagem: Reprodução)
Um aluno formado em história pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, iniciou um projeto ambicioso no Twitter: ele vai narrar durante seis anos os eventos da Segunda Guerra Mundial, que completa 72 anos em 2011. Alwyn Collinson, de 24 anos, quer fazer com que as pessoas sintam-se como se estivessem lá.
A conta @RealTimeWWII é atualizada cerca de 40 vezes por dia, segundo informações do jornal britânico Telegraph. Links de notícias e fotos também estão sendo postados, além dos fatos da guerra contados em 140 caracteres.
A Guerra nua e crua
O dia mais movimentado da conta foi no dia 26 de setembro, quando a Wehrmacht (força armada alemã) realizou seu ataque final em Varsóvia, na Polônia. Collinson ilustrou a batalha usando relatos de testemunhas oculares, soldados poloneses e civis.
Alguns tweets são comoventes, como o relato de uma enfermeira contando que o fluxo de feridos era incessante e que foi necessário deixar pessoas morrerm no corredor por não haver espaço na enfermaria.
Tweets em português
Collinson diz que está usando o Twitter para trazer o passado à vida, ajudando as pessoas a entendê-lo. Por enquanto, o ex-aluno de Oxford está atualizado a conta sozinho, mas informa que já existem voluntários para traduzir os tweets para o espanhol, russo e o português.
O número de seguidores da conta já passa de 70 mil. Por enquanto, os eventos narrados são de 1939, ano que a guerra iniciou. O projeto encerrará em setembro de 2016, quando os relatos forem referentes ao fim da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1945.
Categorias