Quando utilizamos aparelhos de navegação por sinal GPS em nossos carros e celulares, raramente pensamos que se trata de uma mesma tecnologia utilizada em aviões e diversos outros veículos comerciais, militares e empresariais. Mas será que esse sistema é tão seguro quanto pensamos? Infelizmente a resposta é “não”, pois enganar esse tipo de tecnologia não é muito complicado.
Estudantes da Universidade do Texas (nos Estados Unidos) provaram isso de uma forma bem interessante. Utilizando sistemas de emissão de sinal falsos, eles conseguiram fazer com que um iate de 80 milhões de dólares fosse enganado — a embarcação tem sua navegação completamente baseada nos sinais de GPS e, com o sinal falso, não houve como os comandantes acertarem as rotas.
Como você pode ver no vídeo postado acima, os estudantes utilizaram emissores criados por eles mesmos para montar um ponto de triangulação de GPS. Ao captar as frequências falsas, os sensores de navegação do iate acabaram mostrando posicionamentos bem diferentes do que era a realidade. Vale dizer que isso aconteceu com a autorização dos proprietários da embarcação e não houve nenhuma infração de lei por parte dos estudantes.
Por que isso é assustador?
Com esse sistema, os estudantes provaram que é possível enganar sistemas de GPS utilizando apenas alguns emissores que eles mesmos construíram. Em diversos locais do mundo, é possível comprar os equipamentos necessários para montar “spoofers” (os “enganadores” de sinal) com bastante facilidade. E se isso é possível com a navegação GPS civil, também pode ser com os sinais militares e os utilizados por transportes comerciais (como aviões).
Vários veículos militares se baseiam em sinais de satélite para que tenham mais precisão de posicionamento global. Pensando nisso, não é exagero imaginar que em alguns anos os exércitos de todo o mundo vão ter acesso a meios de ludibriar a navegação de seus inimigos. Sem falar na facilidade com que os localizadores pessoais (civis) poderiam “se perder” e colocar os usuários em situações complicadas.
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