(Fonte da imagem: Reprodução/Beidu)
Em um evento para a imprensa realizado nesta semana, foi anunciado oficialmente o Beidou, concorrente chinês do GPS. A tecnologia estará disponível tanto para uso militar quanto civil e promete uma precisão de até 10 metros na hora de localizar um ponto específico.
Em termos de eficiência, os sistemas norte-americanos de GPS conseguem atingir uma precisão entre 7,8 metros e 3 metros. O Beidou deve utilizar 16 satélites para fornecer aos seus usuários os dados de que necessitam. A velocidade será de 0,2 metros por segundo e o sistema pode sincronizar a 50 nanosegundos.
Especialistas em segurança afirmam que o lançamento é ainda uma forma de diminuir o controle do governo norte-americano sobre os sistemas de geolocalização. O sistema está em testes desde 2000, mas até agora seu propósito era apenas militar.
O alcance do sistema, ao menos por enquanto, está limitado à China e a Austrália. Entretanto, segundo o jornal China Daily, há planos de lançamento de mais de 40 satélites entre 2014 e 2024, o que faria com que o serviço ganhasse um alcance mundial.
Fontes