A MicroVision, companhia especializada em tecnologias de display, anunciou na última quinta-feira (21 de julho) que está desenvolvendo um GPS exibido diretamente no para-brisas de carros. Segundo a empresa, uma parceria foi firmada com uma construtora de automóveis não identificada, e os primeiros veículos com a novidade já estão em fase de testes.
Representantes da MicroVision afirmam que essa é a primeira vez que uma tecnologia do tipo é incorporada em um modelo de carro produzido em larga escala. Caso os resultados dos testes se provem satisfatórios, a novidade deve chegar aos consumidores em algum momento de 2014.
Estradas mais seguras
O CEO e presidente da empresa, Alexander Tokman, afirma que “HUDs automotivos oferecem uma oportunidade real de tornar as estradas mais seguras para todos, mostrando informações importantes em um local diretamente em frente aos olhos do motorista, que mantém o enfoque no caminho percorrido”.
(Fonte da imagem: MicroVision)
A tecnologia desenvolvida pela MicroVision permite que o motorista tenha acesso rápido a dados que incluem o estado de manutenção do veículo, controles de rádio e informações complementares como previsão do tempo e a rota a seguir. A companhia afirma que isso não só evita distrações, como permite diminuir o espaço ocupado pelos painéis dos veículos.