Um levantamento publicado pelo UOL nesta quarta-feira (1) mostra quais foram os investimentos do Governo Federal em publicidade na internet nos últimos anos. Segundo os dados apurados pelo portal, foram gastos R$ 24 milhões em publicidade apenas com o Facebook em 2014, enquanto Google e YouTube receberam outros R$ 782,7 mil.
Desde 2010, quando iniciou as propagandas na rede social, o valor de investimento do Governo saltou dos R$ 8 mil em 2014 para os R$ 24 milhões atuais. Em relação a 2013, por exemplo, a verba destinada à publicidade no serviço criado por Mark Zuckerberg praticamente dobrou.
Ainda segundo o UOL, outros veículos impressos considerados mais “tradicionais”, como o jornal O Globo ou a revista Veja, receberam R$ 21 milhões e R$ 19 milhões, respectivamente, em 2014. O aumento dos investimentos em publicidade nas mídias eletrônicas também é uma tendência entre as empresas privadas.
Na contramão do crescimento do Facebook, o Google viu sua receita encolher quando o assunto é recebimento de verba do Governo. Em 2013 foram R$ 3,2 milhões investidos nos serviços da empresa de Mountain View, enquanto em 2014 esse valor passou para 782 mil, uma queda considerável de 76%.
Fontes
Categorias