Conduzir qualquer empresa de tecnologia, ainda mais de porte gigante, não é tarefa fácil. Larry Page e Steve Jobs, respectivamente fundadores da Google e da Apple, que o digam. Os dois são referências no segmento ao qual pertencem (ou pertencia, no caso de Jobs) e construíram um nome na indústria de consumo. Quem pensa que os executivos seguiram uma linha de pensamento parecida para alcançar o sucesso se engana: os rumos e filosofias de gerenciamento foram bem diferentes.
É o que o co-fundador da Google contou em entrevista ao Fortune Magazine, no vídeo que você confere na abertura desta notícia. O chefão disse que, apesar das diferentes abordagens que cada um teve, ambos “acertaram” em suas escolhas.
De acordo com Page, Steve Jobs havia dito que a Google estava fazendo muitas coisas e que deveria adotar a abordagem da Apple, de fazer poucas coisas muito bem. Na visão do CEO da Google, as duas coisas funcionam muito bem. “Ele estava certo. Ele fez muito bem também. (...) Estamos tentando fazer uma companhia para que empresários pensem de forma criativa”, contou.
O co-fundador da gigante das buscas disse que parte do motivo pelo qual a companhia bota o dedo em tudo é o questionamento do mundo ao nosso redor. O executivo contou um caso peculiar para ilustrar suas palavras. Sempre que existe um problema nos parceiros de entrega, Larry diz que a equipe se pergunta por que tinha de ser daquela maneira. Para isso, Page exemplificou uma situação em que um transformador levou um ano para chegar.
“Por que leva um ano? Por que tem de ser transportado num vagão de trem e depois num caminhão especial? É realmente essa a solução? Isso me faz pensar... Quem sabe, 10 anos depois, isso se transforme em negócio”, opinou.
A corrente de pensamentos e as escolhas de negócios de Page e Jobs são diferentes, mas o mercado está aí para responder de que maneira cada método funcionou – e como cada um atingiu seu respectivo público-alvo.
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