Para testar os diversos sensores — o GPS, o giroscópio, o acelerômetro e o magnetômetro — do Nexus S, a Google montou um balão meteorológico para enviar o sistema Android para o espaço. Além de coletar dados diversos sobre o sistema e o aparelho, a experiência serviu para capturar imagens fora do comum.
O balão da Google alcançou mais de 100 mil pés de altura, o que equivale a mais de 30 quilômetros. Durante as 2 horas e 40 minutos de viagem, a temperatura no balão chegou a -50 ºC. Para comandar a “nave” a equipe colocou os bonecos da Android a bordo, pena que acidentes de percurso acontecem.
A plataforma Android fornece um ambiente de desenvolvimento robusto e o Nexus S possui muitos sensores embutidos. Graças à estes fatores, a Google pôde desenvolver aplicativos voltados às atividades que foram realizadas na estratosfera.
Os smartphones enviados para o espaço executavam uma diversidade de aplicativos, dentre eles: o Google Maps for Mobile 5.0 (com mapas armazenados no aparelho), o Google Sky Map, o Latitude — que identificaria a posição do balão quando houvesse sinal de dados — e o aplicativo desenvolvido pela equipe da Google, o qual ficou responsável por reunir dados dos sensores.