Eric Schmidt, da Google, listou no seu livro How Google Works nove hábitos importantes para as pessoas que querem ser bem-sucedidas gerenciando seus emails. A primeira dica, segundo o autor, é a mais importante de todas.
Eric explica que responder mensagens rapidamente estabelece um ciclo positivo de feedbacks que aumenta a probabilidade de que colegas incluam você em decisões e discussões importantes. Além disso, ser responsivo transmite aos outros a sensação de que você se importa com eles.
Criando intimidade
Muitas vezes, os remetentes podem pensar que alguém ocupado e importante não vai ter tempo para responder rapidamente a um email. Contudo, conforme a experiência do autor, pessoas bem-sucedidas têm o hábito de dar respostas muito rapidamente, nem que seja apenas para dizer “ok, entendi”.
A professora Judy Olson, da University of California, também fez um estudo que corrobora a dica de Eric Schmid. Judy explica que, como as pessoas não podem analisar expressões faciais em textos, elas costumam esperar o pior e ficar inseguras. Entretanto, quando as respostas são rápidas e até mesmo informais, cria-se um laço de confiança com mais facilidade.
E você, costuma responder rapidamente os seus emails, ou a sua caixa de entrada está totalmente fora de controle?
Fontes
Categorias