Não é de hoje que existe um boato de que a Google estaria desenvolvendo uma rede social para competir com o Facebook. Juntamente com este boato, o anúncio de que a empresa está montando um serviço online de venda de música para concorrer com o iTunes mostra que a Google ainda tem muito para oferecer.
Apesar da compra do site de relacionamentos Orkut há alguns anos, o rumor crescente de que a empresa estaria desenvolvendo uma ferramenta social cresceram nos últimos meses. Segundo o CEO da Google, a nova função pode ser descrita da seguinte forma:
“Nós estamos tentando elevar os produtos principais da Google adicionando um componente social. Se você parar para pensar sobre isso, é bastante óbvio. Com sua permissão, sabendo mais sobre quem são seus amigos, nós podemos oferecer recomendações mais apropriadas. A qualidade das pesquisas pode ficar melhor”. Eric Schmidt, CEO da Google
Com certeza não é o que estavam esperando todos os produtores de rumores ao redor do globo, mas as informações sobre outra ferramenta que a Google estaria desenvolvendo são mais concretas. O serviço de venda de música deve ser baseado em computação na nuvem, e terá versão Premium (por US$ 25,00 por ano) para o armazenamento de músicas compradas direto no serviço. Desta forma o usuário poderá escutar o áudio adquirido em qualquer lugar.
Google Music: Previews completos e preços mais baixos
Uma das novidades do serviço Google Music é que os usuários poderiam escutar a música inteira uma única vez antes de comprá-la. Após este preview o usuário fica limitado aos 30 segundos utilizados por padrão em todos os serviços de musica online (para aquela música).
Alguns dos rumores que circulam colocam o preço das músicas individuais em 70 centavos de dólar, e álbuns completos custariam US$ 7,00. Músicas individuais especiais (lançamentos, hits) custariam 91 centavos de dólar, e músicas de catálogo custariam 49 centavos de dólar individualmente.
Vale lembrar que o serviço Google Music seria uma das várias camadas da ferramenta social da empresa para os serviços principais. Suas preferências musicas, bem como a de seus amigos, influencia nos resultados de suas pesquisas na engine de busca do Google.
Categorias