A Google apresentou uma grande atualização do recurso de buscas com resultados em tempo real no último dia 26 de agosto.
Logo, a gigante tenta uma nova tacada em meio a redes sociais, com uma maneira de acompanhar eventos ou acontecimentos relevantes que podem se estender por horas, dias e até mais.
Os resultados são focados em novas informações e atualizações sobre a pesquisa, e não na relevância de uma página.
É semelhante ao sistema de busca do Twitter, que atualiza os resultados conforme novas entradas surgem sobre o que se pesquisa. Desde dezembro de 2009, a Google oferecia uma ferramenta semelhante através de um filtro chamado “Atualizações”, disponibilizado através do menu lateral do seu site de pesquisa.
Agora, o recurso de atualizações em tempo real ganhou uma página própria e com novas funcionalidades. Você pode, entre outras coisas, refinar os resultados por localidade, acompanhar atualizações como conversas e ser alertado por email sobre novos resultados encontrados.
Por se tratar de uma busca com caráter mais imediatista, a maioria dos resultados vem de fontes como sites de notícias, blogs e de redes como Twitter, Buzz e Facebook. Os resultados incluem qualquer forma de publicação na web que autorizar o serviço e são atualizados assim que novas entradas forem geradas.
Organize-se em meio à loucura da instantaneidade
A internet tem como marca o imediatismo. Uma notícia é divulgada e não é difícil que ela se espalhe de uma maneira espantosa. Tomemos a morte de Michael Jackson, no dia 25 de junho de 2009, como exemplo.
A notícia ainda não confirmada sobre a morte do cantor se espalhou, mas, ao buscar por informações pelo Google, poucos eram os resultados realmente “frescos” e com conteúdo em atualização. O que se conseguia era rever os sites mais relevantes sobre a carreira do Rei do Pop de uma maneira geral.
Pense em qualquer acontecimento importante que ocorreu com você ou no mundo. O primeiro instinto para divulgar ou saber o que se passa é buscar redes com foco no imediatismo, e não um sistema de busca como o Google ou qualquer outro. No Brasil, não há melhor exemplo de imediatismo do que o Twitter.
Em resumo, se você quer saber sobre a ciência de um terremoto, você recorre ao Google. Mas se você sente um terremoto bem debaixo dos pés, vai procurar uma fonte para encontrar informações daquela hora.
“Nosso foco é sempre entregar a resposta certa, e às vezes a resposta certa é um resultado do índice de busca, mas há momentos em que usuários sabem exatamente o que procuram e querem resultados em tempo real”, explicou Dylan Casey, gerente de produtos da Google, sobre a intenção da ferramenta.
Ou seja, o Google é a melhor fonte de pesquisa para assuntos “mortos”, atemporais, e agora tenta aliar a instantaneidade com o recurso de suas atualizações. Isso não é fácil, do contrário já estaria disponibilizado como padrão em qualquer sistema.
Um sistema de busca se baseia principalmente na relevância dos resultados. Aliar instantaneidade à equação significa encontrar páginas ou menções a um assunto que não necessariamente têm grande relevância em uma busca normal. Encontrar páginas através de atualizações dinâmicas, e não por dados estáticos, é um grande desafio.
Para conseguir os melhores resultados, o Google em tempo real vai usar vários elementos como critério: o tamanho da rede de quem postou, a frequência com que o assunto é mencionado e quantas vezes os usuários repostaram uma mensagem.
Depois que a “poeira abaixa”, o Google Realtime Search não fica inutilizado. Ele oferece recursos para que os usuários relembrem todas as conversações sobre um assunto, que surgem com base em postagem e respostas em redes como o Twitter ou Facebook. Nesse caso, as conversas são organizadas a partir da mais antiga para facilitar a “digestão” do assunto.
Engatinhando
Não há dúvidas de que o foco da Google está mais do que correto: recorrer a redes sociais a fim de exibir resultados “do forno”, além de relevantes. Como toda ferramenta nova, claro que está longe de ser perfeita, haja vista o tamanho do desafio.
Atualização imediata é um pilar da internet, mas o “bombardeio” de informações é tanto que ficamos perdidos na mesma medida em que nos mantemos atualizados. Sim, é tão paradoxal quanto parece. Tudo muda cada vez mais rápido, e os serviços de busca que pararem no tempo não vão sobreviver.
O Google é um exemplo desse novo foco de busca. Agora, a responsabilidade maior é de quem fornece o conteúdo, com responsabilidade de apuração e riqueza de informações.
Acesse e teste!
A Google optou por criar um site separado para a busca em tempo real, tendo em vista que nem todos os usuários dariam preferência para a ferramenta. Clique aqui para acessar e conheça a ferramenta, que agora está com mais recursos.
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