Documento revela itens mais pesquisados antes e depois do lançamento de um jogo (Fonte da imagem: Reprodução/ThinkWithGoogle)
Um relatório da Google chamado “Entendendo o jogador moderno” afirma que é perfeitamente possível prever como será a venda de um jogo nos primeiros quatro meses após seu lançamento, utilizando somente algumas técnicas de pesquisa e análise de dados.
Conforme o documento, 20 títulos que ficaram entre os melhores jogos de 2010 e 2011 foram alvos de análises detalhadas. O resultado é interessante: para os pesquisadores, caso um jogo renda cerca de 250 mil pesquisas por aproximadamente dez meses antes de seu lançamento, ele venderá entre 2 e 4 milhões de unidades nos primeiros quatro meses em que ficar disponível ao público.
A Google ainda revela que os itens mais procurados após o lançamento de um game são trailers e dados oficiais da desenvolvedora, sendo seguidos por detonados, dicas e papéis de parede.
O documento mostra também que 27% das pesquisas relacionadas a jogos (principalmente de dicas e detonados) são feitas a partir de dispositivos móveis, o que pode indicar que a tendência é que o cenário de games para smartphones e tablets cresça cada vez mais.
Fonte: BGR, Destructoid
Categorias