A Google lançou recentemente um recurso capaz de interpretar as buscas de certos itens relacionados à moda e ligar a produtos que podem ser adquiridos diretamente a partir dos resultados. Além da otimização dos dados em prol do comércio, outra coisa chamou bastante atenção: o visual, que lembra bastante os “tijolos” e a disposição vertical do Pinterest.
Por exemplo: se você digitar “modelo usando óculos de sol” ou algo semelhante, a resposta virá com links de lojas e preços. A novidade por enquanto só funciona em dispositivos móveis Android e, de acordo com a Gigante das Buscas, foi implementada após a análise do comportamento dos usuários. “Encontrar informações sobre preços e disponibilidade é uma das principais solicitações nas pesquisas de imagens de nossos usuários. O carrossel de itens semelhantes obtém milhões de impressões e cliques diários de todo o mundo”, justifica.
Esse motorzinho específico depende da máquina de análise visual da companhia e dos desenvolvedores, que precisam adicionar metadados no site — que assim indicaria suas sugestões. O rol de objetos é pequeno — como bolsas, sapatos e óculos de sol — e deve aumentar em breve, assim como o número plataformas suportadas.
Fontes