Segundo um levantamento do Instituto Ipsos, que revela as marcas de maior influência no mundo, as grandes empresas de tecnologia são as que têm mais prestígio entre os brasileiros. Em primeiro lugar está a gigante de Mountain View, a Google. O YouTube, produto também da companhia, aparece logo em seguida no ranking.
A pesquisa, realizada em 19 países, avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online com 2.016 pessoas.
Outras companhias que também aparecem na lista entre as 10 mais influentes são Microsoft, Netflix, Facebook e as brasileiras Havaianas e Caixa.
Samsung e Facebook também estão entre as principais marcas de tecnologia
O estudo analisa como o público classifica cada empresa e mede, por exemplo, se elas fazem parte do cotidiano e se realmente entendem as necessidades dos consumidores entrevistados.
Em 2016, no Brasil, os grupos que tiveram o maior peso na pesquisa de influência foram os que demonstravam maior liderança e inovação (com 37%), responsabilidade social (23%) e confiança (englobando 21%). Mesmo em intensidades menores, presença (11%) e engajamento (8%) também contribuíram na construção de prestígio.
As gigantes da tecnologia que lideram o ranking se destacam principalmente no quesito liderança e inovação; no caso de Google e YouTube, o peso representou 44% da influência.
Qual das marcas do ranking é sua preferida? A posição em que estão representa sua opinião? Conte para nós na seção dos comentários!
Categorias