O Google Creative Lab é um laboratório onde são realizados testes com inteligência artificial (ou Artificial Intelligence — AI) e seu motor de aprendizado, afim de aproximar o conceito ao público. E uma das novas investidas da companhia é o AI Duet, um pianista virtual que acompanha o que você faz e mostra que uma máquina é capaz de flertar com a arte.
O projeto é liderado pelo pelo músico e programador Yotam Man, que usa a biblioteca de áudio Tone.js da rede neural da gigante de Mountain View para identificar padrões rítmicos e melódicos e responder ao que você toca. O software usa a ferramenta Magenta, estruturada sobre o framework TensorFlow, para buscar por exemplos em sua base de dados e reagir usando conceitos de tempo e notas musicais.
O vídeo ilustra o funcionamento:
Para todos
O AI Duet foi lançado em novembro do ano passado e agora está disponível em código aberto, para que as pessoas possam auxiliar no desenvolvimento da ideia e com o objetivo de popularizar a máquina de aprendizado da Google. Ainda que os resultados não sejam assim hits radiofônicos, a iniciativa brinca com a “criatividade” da AI.
A empresa já havia lançado experimentos semelhantes, a exemplo de uma “bateria infinita” que usa sons do cotidiano e um sistema de reconhecimento de imagens que aproveita a descrição do que foi captado pela câmera do dispositivo para criar letras de canções.
Fontes
Categorias