A divisão brasileira da Google acaba de revelar os resultados de uma pesquisa bem legal que foi realizada aqui mesmo no país. Trata-se de um relatório sobre as tendências de consumo dos brasileiros para o Dia das Mães — data que é considerada uma das mais importantes para o primeiro semestre do varejo. E os lojistas podem se animar para o que está por vir.
De acordo com a pesquisa, mesmo com a crise há grandes expectativas, pois "90% dos respondentes pretendem comprar algo para a data (comparado com 88% em 2015)". O valor a ser gasto também é maior do que o visto no ano passado, pois a média de gastos deve girar em torno dos R$ 467 — valor 15% maior do que a média pretendida no ano passado. Também há a informação de que 65% dos consumidores pretende presentear mais de uma pessoa.
É importante notar também uma alteração de comportamento dos consumidores. Hoje, já há muito mais pessoas que utilizam sites de busca e comparação de preços para que tenham acesso às melhores ofertas —77% das pessoas usam essas ferramentas. Além disso, 67% dos consumidores compara preços de loja em loja na internet, enquanto 53% também vão em lojas físicas para isso.
É importante notar também uma alteração de comportamento dos consumidores
Encomendada pelo Google, a pesquisa foi realizada pelo Ibope e ouviu 1500 brasileiros de 18 a 55 anos das principais regiões do país (Grande SP e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador), das classes A, B e C, que costumam realizar compras online (fizeram ao menos uma nos 6 meses anteriores à pesquisa).
Quem cresce no mercado
A Google também revelou ainda uma pesquisa interna sobre os itens e marcas que mais são buscados em pesquisas relacionadas à data comemorativa. O quadro mostrado abaixo mostra os itens os que tiveram maior crescimento no volume de buscas nos últimos 7 dias. Ou seja: revela quais são os itens mais procurados e que devem refletir nos presentes do Dia das Mães.
O que você vai comprar para sua mãe neste Dia das Mães? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes