O crescimento da Google Play vai de vento em popa, segundo afirma o estudo realizado pela App Annie, uma companhia que faz análises sobre negócios na indústria de aplicativos e bens digitais. O relatório divulgado por eles cobre o período de um ano (do primeiro trimestre de 2014 até a mesma data de 2015) e mostra um crescimento geral de 30% no número de downloads realizados na loja da Google.
Em termos de lucros, o aumento foi maior ainda – 40% no mundo todo –, o que revela que não apenas novos consumidores surgiram, mas que mercados já consagrados, como Estados Unidos e Japão, passaram a gastar mais com aplicativos de todo o tipo. Esse crescimento geral deve-se ao aumento do número de aparelhos comercializados em países em desenvolvimento, principalmente dispositivos de custo mais baixo, e também ao aumento da abrangência de serviços de internet fixos ou móveis.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Brasil é quem lidera a lista de países onde o Google Play mais cresceu, com 90% de aumento no consumo de aplicativos através da loja. Em seguida, temos a Índia com 50% e México e Rússia empatados com 30%.
Quem gastou mais dinheiro?
Porém, quando tratamos de lucro, a lista é bastante diferente. Todos apresentaram ótimo crescimento, sendo que quem mais dá dinheiro para a Google através de sua loja é o Japão, que teve crescimento de 40%, seguido pelos Estados Unidos com aumento de 50%; Coreia do Sul, que cresceu 30%; Alemanha, também com aumento de 50%; e o Reino Unido em quinto lugar, também tendo crescido 70%. Os três primeiros colocados da lista de ganhos (Japão, EUA e Coreia do Sul) representam de fato uma parte enorme dos lucros totais da empresa, somando uma fatia de 70%.
Outros dados interessantes foram revelados pela pesquisa da App Annie com relação a tipos de aplicativos que são baixados. Assim como anteriormente, os jogos continuam liderando o número de downloads, inclusive com um impressionante aumento de 50%. Em segundo lugar estão os apps de ferramentas e comunicação e, assumindo o terceiro lugar, os aplicativos de fotografia.
Um fato interessante que o relatório mostra é o domínio quase total de produtos da marca Google e Facebook como os mais baixados nos países mais ativos na loja. Nos EUA, as duas empresas imperam no Top 10; no Reino Unido, Alemanha e Índia, oito lugares entre os dez mais altos pertencem a aplicativos das duas empresas. Entre os jogos, ninguém ainda conseguiu desbancar o Candy Crush e o Clash of Clans, líderes absolutos da categoria.
Fontes
Categorias