(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)
Graças ao Brasil e à Argentina, a Google Play continua a crescer e já supera em 25% os downloads registrados pela iTunes App Store. É o que aponta uma pesquisa de mercado conduzida pela App Annie, que mostra que os consumidores brasileiros ocupam a quarta posição entre aqueles que mais baixam aplicativos através da loja virtual.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A estatística se mostra especialmente interessante quando se leva em consideração que, em junho deste ano, a loja virtual da Google supera em 20% o número de transferências registradas por sua rival. Isso reflete o grande crescimento que a plataforma vem testemunhando nos países pertencentes ao bloco conhecido como BRIC, do qual fazem parte Brasil, Rússia, índia e China.
A falta de representatividade do iOS nesses locais deu espaço para o crescimento do segmento de aparelhos Android com baixo e médio custo. Em comparação os principais responsáveis pela manutenção da App Store são os Estados Unidos, China, Japão, Reino Únido e Rússia — prova de que os chamados “países de primeiro mundo” ainda possuem maior representatividade no serviço.
Games dominam as estatísticas
Apesar de perder na quantidade de downloads, a loja virtual da companhia da Maçã ainda ganha em um ponto importante: na lucratividade. No geral, o serviço conseguiu obter uma quantidade 50% de dinheiro do que sua principal concorrente, reflexo da mentalidade diferente que usuários do Android e do iOS possuem.
(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)
O que se mantém semelhante em ambos os casos é o domínio dos jogos eletrônicos entre os apps mais vendidos e baixados, correspondendo a 40% dos downloads registrados. Na Google Play, esses softwares correspondem a 80% da lucratividade obtida pela loja, enquanto essa estatística fica na casa dos 70% na iTunes App Store.
Fontes