Se você é um desenvolvedor de aplicativos para Android e gostaria de realizar testes com usuários antes de disponibilizar uma versão final de sua criação, a única maneira era criar um APK que deveria ser baixado fora da Google Play Store. Isso limitava muito os testes que poderiam ser feitos em uma aplicação e o resultado não era tão bom quanto poderia ser.
Anteriormente, o programa de Acesso Antecipado da Google – Early Access – disponibilizava apenas a produção de 29 empresas parceiras às quais se somaram posteriormente apenas algumas outras companhias selecionadas. Agora, qualquer desenvolvedor de apps pode se unir a esse projeto e inscrever seus aplicativos em fase Beta para que usuários de Android os testem antecipadamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Acesso Antecipado
A partir de ontem (1), um formulário simples foi lançado pela Google através do qual é possível inscrever-se como desenvolvedor e dar informações sobre o aplicativo que vem sendo desenvolvido. Qualquer app ou jogo inédito (atualizações não contam) pode entrar para o programa de Acesso Antecipado e ser testado pelos usuários de Android antes de ter um lançamento oficial.
Para acessar os participantes desse programa na Google Play Store, basta abrir a loja e selecionar “Acesso Antecipado” entre as categorias de aplicativos. No menu “Meus apps e jogos”, esses programas baixados vão ficar listados na aba “Beta”, ao lado de “Instalados” e “Todos”.
Categoria "Acesso Antecipado" e aba "Beta" na Google Play Store
Fontes