Google Maps agora tem renderização via GPU com OpenGL

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps agora tem renderização via GPU com OpenGL

MapsGL ativado (Fonte da imagem: Divulgação Google)

A Google iniciou os testes de um novo recurso que pode deixar a experiência visual no Maps muito mais rápida e dinâmica. A novidade, que levou o nome de “MapsGL”, está em testes desde a última sexta-feira (14 de outubro), mas apenas para o versão estadunidense do site de mapas da empresa.

Como o nome sugere, o MapsGL usa recursos de renderização no processador gráfico para deixar os zooms, rotações e posicionamento mais rápidos, desde que o seu computador tenha uma boa placa de vídeo com suporte ao OpenGL.

Por enquanto, a novidade só está disponível na versão norte-americana do Google Maps (sem o ".br" no final), mas você já pode ir testando assim mesmo. Para isso, basta a acessar o site e habilitar o botão “Want to try something new?”, no canto inferior esquerdo da janela.

A ferramenta vai procurar pelos drivers de vídeo do seu computador e informar se a sua máquina tem plena compatibilidade com o recurso. Você ainda pode ligar e testar a novidade mesmo que o seu hardware não ofereça todo o suporte necessário, mas os resultados podem não ser melhores do que os da versão padrão do Google Maps.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.