(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)
Entre tantas outras novidades, a Google anunciou durante o evento Google I/O 2013 três novas APIs para desenvolvedores que criam aplicativos de reconhecimento e localização para Android sem precisar ligar o GPS. As ferramentas já estão disponíveis e são especialmente úteis para quem cria serviços de fitness e localização.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A primeira API é um sistema de localização via mapas que a Google afirma usar apenas 1% da bateria do aparelho – ótima novidade para quem sempre quis adicionar essa função em aplicativos, mas deixava de fora por medo do consumo de energia.
A segunda ferramenta é um sistema de geofencing, que pode ser traduzido como “cercas virtuais”. Com ela, os desenvolvedores podem delimitar até cem áreas geográficas diferentes por aplicativo – e ativar certas ações quando você entrar em uma delas. A Google afirmou que esse recurso era um dos mais pedidos.
(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)
Por fim, o Activity Recognition é a API que pode revolucionar os aplicativos de fitness que registram atividades esportivas. Utilizando o acelerômetro do tablet ou smartphone, ele consegue determinar se você está caminhando, de carro ou em cima da bicicleta.
Fontes
Categorias