Previsão de vendas é otimista (Fonte da imagem: Divulgação/Google)
O Google Glass ainda não foi lançado, contudo os debates sobre o novo aparelho da Google já fazem parte do dia a dia do mundo da tecnologia.
Com previsão para chegar às lojas somente em 2014, o gadget promete revolucionar o mercado dos portáteis, trazendo uma nova abordagem ao sentido de se estar o tempo todo conectado ao mundo virtual.
E alguns estudos de mercado mostram que os óculos da Google já são uma realidade – pelo menos nas pesquisas pré-lançamento. De acordo com um levantamento realizado pela Forrester, nada menos do que 21,6 milhões de norte-americanos são considerados como prováveis consumidores do aparelho. Isso representa nada menos do que 12% da população total dos Estados Unidos.
Mudando o jogo
A analista de marketing Sarah Rotman acredita que o Google Glass terá um impacto gigantesco no mundo da tecnologia. Segundo ela, o aparelho seria “o próximo iPhone”, pois desde o lançamento do smartphone da Apple, em 2007, não vemos um gadget despertar tanto o interesse do público em geral.
Segundo Rotman, o sucesso do Glass não é um questão de “será que vai acontecer?”, mas sim de “quando vai acontecer”. Com isso, empresas e profissionais de comunicação precisam já pensar no futuro, encontrando maneiras de “monetizar” o uso do aparelho. O portátil traz uma nova maneira de as pessoas interagirem com os seus smartphones, como se ele fosse um acessório capaz de ampliar as ferramentas de uso do seu celular inteligente.
Aqui, contudo, há diversas novidades. A demonstração de conteúdos, por exemplo, acontece no formato de cartões, todos apresentados em uma espécie de linha do tempo. Como tudo será extremamente direcionado de acordo com a pessoa, seus gostos e sua localização, o que vai aparecer ali deve ser bastante pontual.
Além disso, diversas regras no desenvolvimento de aplicativos e no esquema de permissões de uso do Google Glass prometem ser uma verdadeira dor de cabeça para as empresas que pretendem exibir anúncios e utilizar as informações dos usuários, por isso mercadólogos precisam desde já começar a se preparar para o lançamento do gadget.
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