Se você utiliza o serviço de armazenamento de dados na nuvem Google Drive, provavelmente sabe que ele possui integração com os serviços Gmail e Google Docs, além de permitir a sincronia com o Dropbox, Evernote e vários outros sistemas de armazenamento online.
O que alguns usuários do Drive não sabem é que, recentemente, ele passou a aceitar a implementações de complementos para melhorar ainda mais o serviço e a praticidade. Para adicionar um novo add-on, acesse um documento qualquer que está armazenado em sua conta e clique no novo botão “Add-ons”.
Se você ainda está um pouco desatualizado sobre as boas opções que esta nova “loja” de complementos que foi lançada tem a oferecer, não se preocupe. Fizemos uma seleção com os add-ons mais úteis que estão disponíveis no momento.
Mapping Sheets
Este complemento é muito útil para quem utiliza o Google Sheets e possui uma lista muito grande com nomes e endereços de diversos locais no banco de dados. Através dele, você poderá criar um mapeamento do Google Maps que apontará todos os pontos através de marcadores, permitindo um rápido e fácil planejamento de viagem.
UberConference
UberConference é uma ótima opção para que está trabalhando em um projeto através de um documento de edição colaborativa. Trata-se de um add-on que permite realizar conferências por voz com todos os membros que estão trabalhando em um mesmo documento. Sempre que uma pessoa for adicionada ao projeto, ela será automaticamente incluída no chat.
Track Changes
O complemento Track Changes traz um dos melhores recursos do MS Word para o Google Docs: o sistema de correção e alterações. Apesar do Google Docs possuir uma ferramenta semelhante, existem muitas pessoas que sentem falta desta facilidade quando estão editando seus textos no serviço da Google.
Lucid Chart Diagrams
Se você utiliza muito o sistema de fluxogramas para facilitar a elaboração de um projeto, Lucid Chart Diagrams traz uma solução muito simples para grupos de pessoas que realizam a edição de um documento deste tipo em conjunto. Através deste complemento, você pode trabalhar com outras pessoas em um único documento sem nenhuma complicação. É possível também exportar facilmente os documentos criados nos formatos JPG, PDF e PNG.
DocumentMerge
Com esta ferramenta, você pode realizar a impressão de cartas e incluir informações pessoais de diversas pessoas de uma forma muito rápida. Para isso, você pode utilizar todos os contatos que foram adicionados através do Google Sheets, permitindo que você inclua cada uma das pessoas na lista facilmente, tudo isso através de um processo muito intuitivo.
E você, tem alguma boa sugestão de add-ons para o Google Drive? Comente abaixo e dê as suas recomendações!
Fontes
Categorias