Quem usa internet móvel 3G ou 4G e possui limites de tráfego normalmente perder quase todo o consumo diário quando navega por aplicativos como o Google Chrome: o navegador precisa carregar imagens, textos, links e muitos outros conteúdos que detonam a sua conexão.
O blog Field Guide ensinou uma maneira de economizar um pouco esse tráfego de dados e, apesar de ter algumas consequência negativas, fazer com que você consiga passar mais tempo online.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No Google Chrome para Android, toque no ícone de opções (os três pontos na vertical que ficam ao lado da barra de endereços) e vá em "Configurações". De lá, toque no item "Economia de dados" e marque a caixa correspondente.
iOS e desktop
No Google Chrome para iOS, o início é o mesmo: acesse o ícone de opções e vá em "Configurações". Depois, acesse o item "Largura de Banda" e só então ative a "Economia de Energia".
Para desktop, é necessário baixar uma extensão chamada Economia de dados (Beta), mas ela só é realmente útil se você for utilizar conexão compartilhada via tethering com o gadget.
Como isso muda a navegação?
Essa opção faz com que arquivos sejam comprimidos antes que cheguem ao seu aparelho, economizando (um pouco) o consumo de dados. Essa função faz com que o tráfego passe pelos servidores da Google antes, o que faz com que algumas imagens fiquem embaçadas e certas funções, como geolocalização, não operem totalmente.
Há ainda a questão de segurança, já que muitos podem considerar o desvio de tráfego como invasão de privacidade. Sites com protocolo HTTPS ou navegados de forma anônima não recebem a compressão. É possível consultar na própria "Economia de dados" um gráfico que mostra quantos MBs foram poupados do seu 3G ou 4G.
Fontes
Categorias