Você se lembra do primeiro contato que teve com o computador? Foi fácil operar o mouse e o teclado? Para os mais novos, a probabilidade de um PC fazer parte da família desde a infância é grande. Entretanto, há muita gente que ainda desconhece totalmente um sistema operacional.
Jennifer Boriss, funcionária responsável pelo aprimoramento do Mozilla Firefox, teve uma surpresa ao realizar uma pesquisa de rotina em um shopping de São Francisco, nos Estados Unidos. Entre as pessoas que ela abordou, Jennifer encontrou um homem de 60 anos que nunca havia utilizado um computador.
Diante dessa oportunidade, ela colocou o senhor em contato com os três navegadores mais utilizados no mercado para ver qual a reação dele (referenciado abaixo com o nome fictício de Joe). A seguir estão alguns trechos do diálogo e da experiência, compartilhados no blog da desenvolvedora.
Experiência com o Internet Explorer
AmpliarTela do Internet Explorer encontrar por Joe. (Fonte da imagem: Boriss Blog)
Jennifer: “Joe, vamos fingir que você tem que sentar no computador e precisa achar um restaurante local para comer.”
Joe: “Mas eu não sei o que fazer.”
Jennifer: “Eu sei, mas eu quero que você investigue e tente entender como ele funciona.”
(Joe clica em “Sites sugeridos” no Internet Explorer)
Jennifer: “Por que você clicou aí?”
Joe: “Eu realmente não sabia o que fazer, então eu pensei que isso iria me sugerir algo.”
(Aparece uma mensagem na tela dizendo que não há sites sugeridos)
Experiência com o Mozilla Firefox
Depois da frustração aparente com o Explorer, Jennifer pediu para Joe realizar a mesma tarefa no Mozilla Firefox. Olhando para a tela de um Mac, o entrevistado foi direto para o menu “Help” (Ajuda). Evidentemente, não encontrou nada que poderia ajudá-lo a começar a navegar.
Experiência com o Google Chrome
Por fim, Jennifer resolveu colocar Joe frente a frente com o Google Chrome. Assim que o navegador foi aberto, o usuário deu de cara com ícones na página inicial (graças ao sistema que mostra os sites mais visitados recentemente) e clicou na palavra “San Francisco”, conseguindo, em seguida, chegar até alguns restaurantes.
AmpliarGoogle Chrome e o sistema de sites visitados recentemente. (Fonte da imagem: Boriss Blog)
Como recompensa pela ajuda, a pesquisadora criou uma conta de email para Joe e o ensinou a usá-la. No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, o que o senhor queria não era se comunicar com parentes e amigos. Seu objetivo era, na verdade, conseguir usar cupons de desconto de uma padaria próxima à sua casa.
Boriss não comentou nada sobre a suposta vitória do Chrome e disse que “não se pode fazer muitas suposições sobre como os usuários se beneficiarão da sua tecnologia”, pois eles “sempre podem surpreender”.
Categorias