Desde que a o Google+ foi lançado, muito se falou sobre ele. Para começar, quem se cadastrou neste serviço foi praticamente obrigado a utilizar o seu próprio nome completo em todos os produtos da Google. Além disso, com o passar do tempo, a gigante de Mountain View foi utilizando a rede social em áreas estratégicas, como nos comentário do YouTube, por exemplo.
Dessa maneira, a impressão que se teve é a de que a Google estava obrigando seus usuários a fazerem parte da sua rede social. E o objetivo deste tipo de iniciativa não seria apenas o de “turbinar” o Google+, mas o de descobrir cada vez mais o que você faz na internet e quais são as suas preferências — algo fácil de deduzir através dos seus círculos.
Dá para ganhar muito dinheiro
Acontece que tudo isso era boato, mas agora foi confirmado por Bradley Horowitz, vice-presidente da divisão do Google+. De acordo com o que o executivo disse para o The New York Times, a rede social ajuda a rastrear o seu comportamento dentro da internet e a entender (de maneira geral) quem você é.
Isso é feito através das suas amizades e círculos na rede social, dos seus contatos no Gmail, , pesquisas feitas através da Google, entre outros produtos da empresa, já que basta utilizar o Google+ apenas uma vez para que essa conta se torne o perfil de todos os serviços da Gigante de Buscas. Ou seja: você é amplamente observado.
Você pode estar se perguntando o que a Google ganha com tudo isso, não é mesmo? A resposta é simples. No ano passado, os ganhos através de cliques em banners ao se fazer uma busca cairam. No entanto, ao mesmo tempo, os lucros com propagandas direcionadas subiram consideravelmente, mostrando que a companhia utiliza os dados obtidos para atrair empresas que desejam investir em publicidade.
Crescendo cada vez mais
Contudo, não são apenas os usuários simples que estão sendo induzidos a utilizarem o Google+. Segundo as informações disseminadas pelo The New York Times, empresas que começarem a utilizar de modo efetivo a rede social ganham certos benefícios, como melhores posicionamentos em pesquisas — algo que normalmente é pago para acontecer.
Levando em consideração tudo isso, é possível afirmar que a Google está trabalhando para aumentar a sua presença e a sua eficiência dentro da internet. Afinal de contas, ela é capaz de “conhecer” uma quantidade inimaginável de internautas e vender anúncios efetivos, assim como ser a dona da plataforma de buscas mais usada no mundo.
Polêmico, não é?
Fontes
Categorias