(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
No dia 1º de abril de 2004, a Google colocou no mercado o seu serviço de emails Gmail, que ficou famoso ao redor de todo o planeta por integrar uma série de funcionalidades inovadoras para a época. Uma das grandes novidades oferecidas era a possibilidade do armazenamento de até 1 GB por usuário — o que era muito mais do que os outros serviços ofereciam gratuitamente.
Em 10 anos, muita coisa mudou e hoje o Gmail é bem diferente do que era no início. O armazenamento gratuito supera os 15 GB e a quantidade de recursos integrados aumentou bastante. Isso sem falar na interface, que teve que ser reinventada para acompanhar as tendências do mercado por várias vezes. Confira agora mesmo as transformações mais marcantes — todas as imagens são do Mashable.
2004: a primeira versão
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Assim como a grande maioria dos serviços Google, o Gmail era acessado apenas por convite nos primeiros meses. Uma das grandes inovações do sistema era a aglutinação de mensagens na caixa de entrada, não fazendo com que respostas sobre um mesmo assunto ficassem separadas por mensagem. O visual das páginas ainda era bem mais cru do que é hoje.
2006: integração a novos serviços
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Ainda na fase Beta do Gmail (que durou até 2009), a Google adicionou recursos muito interessantes para aumentar o tempo de utilização do Gmail por seus consumidores. As principais novidades foram a integração do Chat (que depois se tornaria o Hangouts+) e também do Google Agenda na própria interface.
2010: as caixas prioritárias
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
O site Mashable relembra que em 2010 o Gmail recebeu as caixas prioritárias, que separavam as mensagens recebidas em três grandes segmentos: “Importantes e não lidas”, “Com estrela” e “Todas as demais”. As separações eram automáticas e contavam com algoritmos avançados.
2011: temas gráficos
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Grandes novidades surgiram em 2011, quando a Google passou a permitir que as pessoas escolhessem diferentes temas para serem utilizados no Gmail. A personalização garantiu bons resultados para a Google ao deixar que os usuários tivessem diferentes possibilidades no serviço de emails.
2013: categorias
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Essa é a última grande modificação do Gmail. A Google introduziu uma série de categorias para permitir que os usuários possam separar seus emails com muito mais facilidade do que anteriormente.
Android: muitas mudanças desde 2008
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
A primeira versão do Gmail para Android é de 2008 e seguia os mesmos padrões da grande maioria dos apps lançados na época, com ícones tridimensionais — muito diferentes dos layouts chapados de hoje.
iOS: somente em 2011
(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
O Gmail para iOS só foi lançado no final de 2011, mas já ganhou diversas modificações. Atualmente, o serviço possui o layout minimalista que condiz com o sistema operacional da Apple e garante bons resultados aos usuários.