(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)
Em maio, a Google anunciou que o Gmail ganharia uma nova interface, na qual os conteúdos recebidos são automaticamente separados em diferentes categorias. Contudo, a novidade não serviu apenas para que você organize melhor a sua caixa de entrada, mas também para facilitar a disseminação das propagandas patrocinadas pela gigante das buscas.
De acordo com o VentureBeat, muitos internautas têm reclamo que estão recebendo mensagens publicitárias não solicitadas por meio da aba “Promoções”. Esses emails são destacados com a mesma indicação amarela usada nos anúncios pagos exibidos nas buscas realizadas pelo Google.
Aliado a isso, as mensagens possuem um informativo: "Estes anúncios são baseados em informações de sua conta Google. ‘Configurações de Anúncios’ coloca você no controle dos anúncios que você vê".
Embora essa prática pareça uma forma de spam, a Google explica que, na verdade, tem o objetivo de oferecer propagandas mais relevantes. Em mensagem enviada ao site responsável por essa publicação, a gigante das buscas explicitou:
“Em vez de os anúncios aparecerem sempre no topo da caixa de entrada, eles foram deslocados para um lugar mais apropriado por meio da categoria ‘Promoções’”. Assim, a companhia entende que a pessoa que está acessando essa categoria está buscando alguma oferta promocional.
Por isso, ela se comprometeu a “aumentar a qualidade desses anúncios e deixar de mostrar um anúncio que não seja relevante — o que significa que você pode não ter nenhuma mensagem patrocinada na sua aba ‘Promoções’”. Para finalizar, a Google mencionou que qualquer anúncio pode ser destituído com um simples toque no botão com o símbolo “X” localizado ao lado direito do anúncio.
Ainda não sabe como ativar a nova interface do Gmail? Não perca mais tempo e clique aqui para conferir um tutorial de como proceder.
Fontes