A Samsung está colocando um novo tablet no mercado brasileiro, mas, ao contrário do que estamos acostumados a ver, este aparelho não preza pela leveza ou pela espessura ultrafina. O Galaxy Tab Active está chegando com recursos que prometem estabilidade e segurança — sendo destinado aos consumidores que estão sempre em situações que podem causar danos aos aparelhos comuns.
Ele é vendido com uma capa de proteção exclusiva, sendo especialmente criada para fazer com que quedas sejam absorvidas e não resultem em danos. Chegando às lojas de todo o Brasil por R$ 2.199, o tablet também oferece muitos recursos interessantes para quem quer as funções normais de um aparelho deste tipo. Mas será que vale a pena pagar esse preço? É o que vamos descobrir.
Design
Como já dissemos, o Galaxy Tab Active não é um aparelho criado para os apaixonados por design revolucionário. Por oferecer mais segurança e estabilidade, ele é bastante robusto e isso fica ainda mais evidente quando a capa de proteção está anexada a ele. O tablet é mais resistente que outros modelos, mas isso faz dele mais pesado do que outros modelos disponíveis no mercado e isso deve ser considerado na hora da compra.
Mas também é preciso dizer que isso tudo pode ser positivo. Todo o design de construção do dispositivo faz dele um aparelho muito seguro para qualquer consumidor. O sistema de fechamento da tampa traseira e as próprias bordas do tablet mostram que ele é realmente resistente. A ergonomia e textura do Tab Active também colaboram — e muito — para a sensação de segurança que ele transfere ao usuário.
Tela
Basta ligar o tablet para perceber que a tela de 8 polegadas presente nele é de alta qualidade. Com resolução de 1280x800 pixels e brilho que não deixa nada a desejar para os top de linha de outras marcas, o Tab Active consegue atingir muito bem os objetivos aos quais foi designado. Outro aspecto que merece elogios é o campo de visão, que permite uma ótima visualização dos conteúdos mesmo quando o aparelho não está diretamente em frente aos olhos.
Tudo isso pode ser visto em diversas situações. A navegação na internet não sofre em nada com a falta de uma tela Full HD, e a execução de conteúdos multimídia também ocorre de um modo bastante fluido — tanto para vídeos quanto para jogos. Em resumo: a tela do Galaxy Tab Active é um dos destaques positivos para todos os consumidores.
Hardware
O Galaxy Tab Active oferece um hardware condizente com a classe intermediária de tablets, dando conta da maioria dos apps mais leves e também executando softwares de produtividade sem qualquer problema. Com um processador Qualcomm Snapdragon 400, o portátil não consegue rodar games mais pesados com muita fluidez, mas isso não chega a ser um problema se pensarmos no público para o qual ele é indicado.
A memória RAM de 1,5 GB é suficiente para as funções já mencionadas e deixa a desejar nos mesmos quesitos que citamos do processador. Limitado às funções profissionais e navegação na internet, até mesmo os recursos de multitarefas são desempenhados com boa qualidade. Na memória de armazenamento, são 16 GB para guardar dados e arquivos e instalar apps, o suficiente para usuários com perfil de uso moderado.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Android 4.4 KitKat
- Tela: 8 polegadas
- Resolução: 1280x800 pixels
- Processador: Qualcomm Snapdragon 400 (APQ 8026) quad-core
- Clock de processamento: 1.2 GHz
- Memória RAM: 1,5 GB
- Memória de armazenamento: 16 GB
- Câmera traseira: 3,1 MP
- Câmera frontal: 1,3 MP
- Conectividade: 4G, WiFi, Bluetooth e NFC
- Bateria: 4.450 mAh
- Dimensões: 12,62 cm x 21,31 cm
- Espessura: 0,975 cm
- Peso: 393 gramas (sem capa)
Interface e apps padrão
Um ponto fraco no Samsung Galaxy Active Tab é o sistema operacional instalado pela fabricante. Ainda sem o Android Lollipop, ele é limitado ao Android 4.4 KitKat, que roda com tranquilidade no aparelho, mas deixa de oferecer alguns recursos da versão mais recente. É importante ressaltar que a interface TouchWiz não traz muitos apps pré-instalados, contribuindo para o bom desempenho.
Por outro lado, o aparelho não conta com ferramentas de produtividade ou widgets que facilitem esse tipo de atividade. Não há nem mesmo aplicativos criados para a caneta Stylus que é vendida no mesmo kit. Importante deixar bem claro que ela não é aquela inteligente que acompanha os Galaxy Notes — a S Pen —, mas um simples objeto com ponta capacitiva para o controle da tela.
Câmeras
Antes de falarmos sobre as câmeras presentes neste dispositivo, é importante lembrar que tablets não são destinados às fotografias de alta qualidade. Tendo isso claro, podemos dizer que as câmeras integradas ao Tab Active são bem contundentes e cumprem com qualidade o papel a que são designadas: capturas rápidas para algumas situações na câmera traseira e videoconferências na frontal.
É claro que a qualidade das imagens não se compara à obtida nas fotografias feitas com smartphones top de linha — que já podem substituir as câmeras compactas com total competência —, mas com certeza o resultado atende às necessidades dos usuários de tablets.
Recursos multimídia
Quem quiser o tablet para aproveitar o melhor dos recursos multimídia também terá boas surpresas. A reprodução de vídeos dele é de ótima qualidade — principalmente pelos pontos positivos da tela. O áudio também consegue bons elogios, mesmo sem muita profundidade de graves. Destaque para o desempenho no volume e na definição.
Conectividade
Uma das grandes qualidades do Tab Active está na conectividade 4G. Ela permite que os aparelhos sejam conectados à internet com alta velocidade e bastante estabilidade, mesmo em locais de cobertura limitada. Com isso, o aparelho pode ser usado para a transferência de arquivos e acesso à internet a qualquer momento, mesmo que não haja redes WiFi disponíveis ou de confiança.
Bateria
A bateria removível presente no Galaxy Tab Active também é um ponto positivo do aparelho. Isso acontece por causa autonomia excelente que ela oferece, garantindo um dia inteiro de utilização sem qualquer problema. Em nossos testes, conseguimos usar o aparelho por longos períodos e sem preocupações com o esgotamento da carga — mesmo com a execução de tarefas pesadas.
Recursos adicionais
O tablet da Samsung é vendido com certificação contra água e poeira IP67, também prometendo resistência às quedas de até 1,2 metro de altura e isolamento hídrico para submersões de até 1 metro. Em nossos testes, vimos que as quedas nessa altura foram completamente absorvidas pela capa de proteção, mas os testes com água retornaram alguns problemas.
Com respingos e derramamentos de líquidos não houve qualquer problema — o que mostra que ele pode ser usado até mesmo na chuva —, mas nos testes de submersão o tablet acabou ficando instável. Depois de alguns segundos, o aparelho passou a se reiniciar e só voltou ao normal depois de a bateria ser removida. Nenhum dano foi permanente e é difícil que algum consumidor vá usar o tablet em piscinas, por exemplo, mas é necessário deixar tudo isso bem claro.
Entramos em contato com a Samsung e ela nos disse que o "GALAXY Tab Ative atende aos padrões IP67 de resistência à água (Até 1 metro por 30 minutos) e passou por rigorosos testes de durabilidade antes de ser lançado", informando também que a amostra analisada pelo TecMundo vai ser submetida a novas investigações.
Vale a pena?
O Samsung Galaxy Tab Active está chegando ao Brasil por R$ 2.199. Esse preço é um pouco mais alto do que o visto no Galaxy Tab S, que possui hardware mais avançado e tela de 10,5 polegadas — porém sem os recursos adicionais de segurança mencionados anteriormente.
Em resumo: o Tab Active é um modelo robusto e que possui um propósito: fornecer segurança para usuários que demandam mais resistência dos aparelhos. Nesse ponto, o aparelho é de altíssima qualidade e vale o preço cobrado, sendo que não existem concorrentes que estejam no mesmo nível no mercado brasileiro.
Mas se esse não é o seu caso e você quer um tablet mais voltado para games ou portabilidade, talvez seja melhor procurar por outros dispositivos, como o já mencionado Galaxy Tab S da própria Samsung. Não há dúvidas de que o Tab Active é um ótimo produto, mas é preciso ter em mente que ele é um dispositivo de nicho.
Fontes
Categorias