A aparência de televisores, smartphones e notebooks é fundamental e decisiva na hora da compra dos produtos para 45% dos brasileiros. Quem faz a afirmação é a empresa de análise de marcado GfK. Segundo relatório divulgado hoje (21) pela companhia (via UOL), o Brasil é o terceiro país em que o design pode determinar a aquisição de um ou outro aparelho. Turquia e México lideram a lista.
“A relevância do quesito foi atrelada à ideia de inovação e de modernismo. Ou seja, o consumidor opta por um aparelho mais bonito para se sentir mais moderno”, explica Eliana Lemos, diretora de Market Opportunities & Innovation da GfK.
Ainda de acordo com a pesquisa, os brasileiros consideram Apple e Samsung como as “marcas ícones” no quesito design de smartphones. Na área de TVs a disputa fica entre Samsung, em primeiro lugar, e Sony e LG, que brigam pela segunda posição.
Quem mais se preocupa com a aparência dos produtos são aqueles entre as faixas de 40 a 49 anos (49%). 48% dos entrevistados com mais de 60 anos consideram o design como aspecto fundamental na hora da compra e 43% dos brasileiros entre 15 e 19 anos atribuem papel decisivo ao visual do aparelho.
Em uma média global, e ao contrário do que foi constatado no Brasil, usuários mais jovens é que colocam a aparência dos gadget em primeiro lugar: são 37% entre as idades de 20 e 29 anos, 36% entre 30 e 39 anos e 34% para jovens de 15 a 19 anos.
Na lanterna do ranking aparecem, respectivamente, Alemanha, Japão, Bélgica e Suécia – neste último, 30% dos entrevistados não consideram o design do aparelho um fator determinante para a compra. O estudo foi feito em 22 países em 2014; 26 mil pessoas com mais de 15 anos participaram da avaliação.
Fontes