Se você se interessa por fotografia e está sempre por dentro das principais competições que acontecem pelo mundo, então provavelmente já deve ter ouvido falar da Small Word organizada anualmente pela Nikon. Focado em imagens capturadas através da microfotografia, este ano o concurso completou sua 40ª edição e o grande vencedor de 2014 — cuja imagem você viu na abertura desta matéria — foi anunciado no dia 30 de outubro.
De acordo com Betsy Mason do site Wired, os cliques vencedores são selecionados graças à habilidade dos participantes e complexidade das fotos. No entanto, além de serem cientificamente reveladoras, as imagens ganhadoras também são incríveis. Confira nas duas galerias seguir todas as fotografias que já conquistaram o primeiro lugar nessa competição:
1975 – Cristais de ácido oxálico fotografados por James Dvorak, dos EUA, durante o processo de precipitação.
Imagem
1 de 20
1976 – Pequeno parasita da espécie Trichinella spiralis encapsulado em um cisto clicado por Eric V. Gravé, de Nova York.
Imagem
2 de 20
1977 – Cristaizinhos de rutilo e tridimita fotografados por James W. Smith, de Ohio, em um recipiente de vidro enriquecido por cobalto.
Imagem
3 de 20
1978 – Ouro vaporizado em um recipiente de tungstênio através da evaporação a vácuo retratado por David Gnizak da Ferro Corp., de Ohio.
Imagem
4 de 20
1979 – Protozoário preso a uma alga e com bactérias sobre sua superfície, capturado por Paul W. Johnson, da Universidade de Rhode Island, nos EUA.
Imagem
5 de 20
1980 –
Pequeno animal marinho da classe Larvacea clicado por James M. King do Instituto de Ciências Marinhas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, em pigmento orgânico carmim.
Imagem
6 de 20
1981 – A fotografia que você acabou de ver mostra pequenas bolhas resultantes de um processo eletrônico experimental utilizado para temperar vidro, e é de autoria de David Gnizak da Ferro Corp., de Ohio.
Imagem
7 de 20
1982 – Plantinha
do gênero Elaeagnus fotografada por Jon D. Eisenback da Universidade Estadual da Carolina do Norte.
Imagem
8 de 20
1983 – A imagem acima, clicada por Elieen Roux do Instituto Internacional de Pesquisa Cardíaca Bob Hope, mostra um protozoário da ordem Suctorida preso ao talo de uma alga vermelha rodeado por diatomáceas.
Imagem
9 de 20
1984 – A ágata da imagem é de origem brasileira e mostra inclusões de goethita e hematita. A foto é de John I. Kolvula, do Instituto Gemológico da América.
Imagem
10 de 20
1985 – Nematelminto
fazendo pose em formol e retratado por Jon D. Eisenback da Universidade Estadual da Carolina do Norte através da técnica de múltipla exposição.
Imagem
11 de 20
1986 – Hora do lanche: Hydra viridissima flagrada capturando Daphnia pulex por Steven F. Lowry da Universidade de Ulster em Coleraine, localizada na Irlanda do Norte.
Imagem
12 de 20
1987 – Cristais do vírus influenza (gripe) isolados em neuraminidase fotografados por Julie Macklin e Graeme Laver da Universidade Nacional da Austrália.
Imagem
13 de 20
1988 – Clicada por David Smith de Queensland, na Austrália, a fotografia mostra resíduos de ouro.
Imagem
14 de 20
1989 – A imagem (de uma agulha de tear) foi registrada por Marc Van Hove de Centexbel, na Bélgica, através da técnica de múltipla exposição.
Imagem
15 de 20
1990 – Cristais resultantes da evaporação de uma solução de sulfato de magnésio e ácido tartárico fotografados por Richard H. Lee do Argonne National Laboratory, dos EUA.
Imagem
16 de 20
1991 – Imagem de Marc Van Hove de Centexbel, na Bélgica, que mostra fibras elásticas de poliuretano.
Imagem
17 de 20
1992 – Mistura de barbital, fenacetina, ácido acético e valium preparada 10 anos antes de a imagem ser registrada por Lars BechDeurne, dos Países Baixos.
Imagem
18 de 20
1993 – Fóssil de um organismo extinto da ordem Fusulinida em calcário, clicado por Ron Sturm do Construction Technology Laboratories de Illinois, nos EUA.
Imagem
19 de 20
1994 – Imagem em corte de uma faia — planta do gênero Fagus — jovem registrada por Jean Rüegger-Deschenaux, do Mikroskopische Gesellschaft de Zurique, Suíça.